MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

 

 Governar e Ser Louvado  &

 

 



Foto: Matusalem (fonte: portal da PM de ROO)

Vista da nova sede da Prefeitura Municipal de Rondonópolis/MT

Nesta fachada frontal se destaca o salão de reuniões do Gabinete do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Adilton Sachetti.


Rondonópolis-MT, 04 de Abril de 2005

 

Gabinete do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Adilton Sachetti

 

Devocional - 8:00 hs

 

 

Mensagem proferida por

Walter Melechco Carvalho

(Pastor da *Igreja Batista Memorial – ROO/MT)

 

Foto: Dnei Matos - Momento em que dirijo a mensagem: ao meu lado direito o grupo de Gideões Internacionais - Campo Rondonópolis, e o Exmo. Sr. Prefeito Adilton Sachetti com o seu secretariano nos acompanha... 

(no final desta mensagem está a foto da entrega da Bíblia pelos Gideões Internacionais ao Exmo. Sr. Prefeito Adilton Sachetti e ao seu vice Manoel Machado)


GOVERNAR E SER LOUVADO

 

GOVERNAR E SER LOUVADO EXIGE REVERÊNCIA E SABEDORIA

 

SABEDORIA COMEÇA COM O TEMOR AO SENHOR DEUS

    Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é o princípio e a essência da sabedoria - é viver em harmonia, equilíbrio e aperfeiçoamento santo! “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” (Salmos 111.10) E “(...) purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.”  (2 Coríntios 7.1)

 

    Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é não desprezar a Verdadeira Sabedoria. Nilson Dimárzio escrevendo ao O Jornal Batista acerca de Deus e a ciência[i] relata um interessante diálogo entre um senhor de 70 anos e um jovem universitário, que na França viajavam de trem um ao lado do outro, sendo que o jovem compenetrado lia um livro de ciência e observou que o senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta, identificado pelo jovem como sendo a Bíblia, e que sem cerimônia, interrompeu o senhor com a pergunta:

   – O senhor ainda acredita nesse livro cheio de fábulas e crendices?

   – Sim – disse o senhor acrescentando – mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado? Com uma risadinha sarcástica respondeu o jovem:

   – Claro que está. Creio que o senhor deveria estudar a História Geral. E veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem nessa história de que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria ler um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.

   – É mesmo? – perguntou o senhor – e o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

   – Bem – respondeu o universitário – agora eu vou descer na próxima estação, mas deixe-me o seu cartão que lhe enviarei o material pelo Correio.

   O idoso interlocutor então, cuidadosamente, abriu o bolso interior do paletó, e deu seu cartão ao universitário.  Quando o jovem leu o que estava escrito, abaixou a cabeça e saiu cabisbaixo e pensativo. O cartão dizia: “Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris”. Isso aconteceu em 1852. Mas serve para confirmar a verdade tantas vezes repetida: “A pouca ciência afasta de Deus; a muita ciência a Ele conduz”.[ii]

 

   Dimárzio também lembrou depoimentos de alguns expoentes da ciência a favor da fé em Deus, dentre eles destacamos:

   Albert Einstein (1879-1955), o mais célebre cientista do século 20, prêmio Nobel de Física em 1921, ele afirmou: “Quanto mais acredito na ciência, mais acredito em Deus. O universo é inexplicável sem Deus”.[iii]

 

    Galvão, médico ginecologista e membro da Igreja Batista em Vila Carrão, São Paulo-SP, falou que enquanto fazia pós-graduação em Ginecologia em Boston (EUA) cerca de 25 anos passados, num período em que entre a juventude o comunismo com os seus conceitos era muito popular; um dos alunos insistentemente gostava de provocar discussão e difundir seus conceitos ateístas. Um dos professores – cristão fiel, com uma fé inabalável – pôs um ponto final nas suas investidas exclamando assim: “Quem é você, Doug McLean, para afirmar que Deus não existe, se Albert Einstein disse que existe! E fim de papo.”[iv] Com isso tal aluno silenciou e nunca mais insistiu!

 

   Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida, é também, viver motivado por Suas promessas (2 Co 6.16b-18 = Deus diz que irá habitar, andar no meio do seu povo e o receberá - santificado – isto é, separado de todas as coisas imundas que contaminam e dominam o corpo e o espírito –  e assim Diz, “serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”, v. 18) E, “ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 7.1)

 

   Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é crescer em santidade de vida como reconhecimento da Sua grandeza: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” (Provérbios 9.10) E “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1.7)

 

PORTANTO, TODO GOVERNO NECESSITA DA SABEDORIA

 

   Na obra O IMPACTO DA BÍBLIA, Henrique de Oliveira Queiroz Vieira, após consultar 174 obras, registrou o que pessoas ilustres disseram do impacto da Bíblia em suas vidas e no mundo: WASHINGTON, George (1732-1799) Um dos fundadores da República americana e 1º Presidente. Disse: “É impossível governar o mundo retamente sem Deus e a Bíblia.”[v]  BERILO NEVES – General do Exército Brasileiro, escritor e jornalista, disse: “Os ensinamentos da Bíblia formam o verdadeiro alicerce em que se edificou o gigantesco poderio dos EUA”[vi]

 

O TEMOR DO SENHOR É NATURAL OU ESPIRITUAL?

 

   1º) É ESPIRITUAL - é piedade (devoção) em ação. Para aprender a temer ao Senhor é necessário ler o que a mão de Deus escreveu – disse Santo Agostinho o mais célebre dos padres da igreja Latina (Bispo de Hipona 354-430 d.C.): “É uma espécie de impiedade não ler aquilo que por nós e para nós escreveu a mão do próprio Deus. Que mingúem incorra nesta falta, tendo ao seu alcance a leitura da Santa Bíblia.”[vii]

 

   2º) É FRUTO DO APRENDIZADO DAS ESCRITURAS. Um mandamento para os governantes. - Ter um exemplar da Bíblia à mão para ler e estudar todos os dias da sua vida, para aprender a temer o SENHOR Deus, e a promessa é que isto irá ajudar a que se prolongue os dias do seu governo:

 

   E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir. Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda... (Deuteronômio 17.19 e 20 – O grifo é nosso).

 

   Ela é a Fonte da sabedoria que afastará você das coisas que contaminam o corpo e o espírito; ou o pecado manterá você afastado desta Fonte da Sabedoria e sob o domínio da impiedade!!!

 

   3º) O TEMOR DO SENHOR É FRUTO TAMBÉM DA HUMILDADE. Para temer ao Senhor, é necessário desenvolver a humildade: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar (...) o coração dos contritos.” (Isaias 57:15)

 

   Este texto da Bíblia Sagrada nos ensina que o SENHOR Deus é Transcendente – Auto-existe além de nós e de nossa condição – Ele é o Alto que habita no altíssimo e santo lugar, muito além do universo físico.   Mas, Imanente – Revela-se no universo criado, nas obras da Sua criação, na consciência e nas idéias e ideais humanos.   Neste contraste O Eterno e Santo SENHOR do Universo da Sua Grandeza e Sua Divindade poderosamente manifesta como é grande o seu amor e a sua misericórdia, pois procura morada no coração humilde e empobrecido por causa dos pecados pessoais e de outras pessoas, mas que aprendendo o Temor do Senhor busca enriquecer o seu viver cada dia seguindo o Conselho que a Bíblia ensina conforme o Salmo 1.

 

   Abraão LINCOLN (1809-1865) quando exercia o mandato de Presidente da República(EUA), aboliu a escravatura, o que deu lugar à Guerra da Sucessão e à sua morte. Tendo a Bíblia na mão falou a Speed, seu amigo: “Tome este Livro, compreenda-o pelo raciocínio e pela fé e você será um homem melhor e mais feliz, na vida e na morte.”[viii] Abraão Lincoln também é constantemente lembrado como exemplo de humildade, no relacionamento de amor e perdão com seus inimigos. Em grande parte dos 5.000 livros que historiam a sua vida, é insistentemente recordado um episódio que João Soares da Fonseca denominou de “COMO DERROTAR UM INIMIGO”[ix], ao comentar o relacionamento entre Lincoln e um certo Stanton.

 

    Edward M. Stanton era inimigo declarado de Abraão Lincoln. Stanton desprezava a Lincoln chamando-o, entre outras coisas, de "palhaço velhaco do mais baixo nível" e pôs nele o apelido de "pai dos gorilas".(...)

    A tantas e tamanhas ofensas Lincoln respondia apenas com o silêncio. Toda a difamação de Stanton não deu resultado pois, a 6 de novembro de 1860, Lincoln foi eleito o 16o presidente dos Estados Unidos.

    Chegou o momento de Lincoln, como presidente, escolher os seus ministros. Para desespero de alguns, e surpresa de todos, Lincoln convidou Stanton para integrar o ministério.    Stanton aceitou o convite, tornando-se assim Ministro da Guerra.     Vários assessores de Lincoln argumentaram que Stanton poderia  ser um estorvo para a administração, que provavelmente tentasse sabotar o desempenho do governo.   Lincoln respondia que, tendo procurado em todo o país um homem qualificado para o cargo, encontrou em Stanton esse homem, que ele era o mais preparado para o posto.    Durante toda a administração, Lincoln tratava o seu ministro com respeito e cortesia, como se nada antes houvera acontecido.

    O tempo passou. Em 14 de abril de 1865, Lincoln foi covardemente assassinado no Teatro Ford, em Washington.     O país ficou chocado.

    O corpo de Lincoln ficou em exposição numa pequena sala; ao seu lado, de pé, um Stanton diferente, completamente transformado, dizia com sincera emoção:

    - Aí jaz o maior governante que o mundo já viu!   Agora ele pertence a história.

   Era a vitória do amor por sobre o ódio. Mais uma evidência de que o perdão tem força irresistível.[x]

 

   Dentre muitos outros exemplos de sabedoria e temor, vejamos:

   COELHO NETO (1864-1934) – Célebre romancista brasileiro, ele disse: “Homem de Fé, o Livro de minha alma aqui o tenho; é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo sempre à minha cabeceira, à mão.” (Disse também) “É dele que tiro a água para minha sede de verdade; é dele que tiro o pão para a minha fome de consolo; é dele que tiro a luz nas trevas das minhas dúvidas...”[xi]

   Dom PEDRO II o segundo imperador do Brasil, conhecido como o amigo da instrução, disse: “Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias, e, quanto mais a leio mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo... mas eu a amo... e gosto dela cada vez mais.”[xii]

   E nosso querido Ruy Barbosa, que declarou: - “Felizmente a fé em Deus se me vai acendendo...à leitura do Evangelho”[xiii]

 

[i] DIMÁRZIO, Nilson - Deus e a ciência,. Disponível em: <http://www.batistas.org.br/ojb/coluna2.php?aid=399>. Acesso em: 11 mar. 2005.

[ii] Idem

[iii] Idem

[iv] O Jornal Batista – Cartas dos leitores. 27/03/05. ISSN 1679-0189. R. de Janeiro, p. 12

[v] VIEIRA, Henrique de O. Queiroz. O impacto da Bíblia. JUERP Rio de Janeiro. 1975.

[vi] Idem

[vii] Idem

[viii] Idem

[ix] FONSECA, João Soares da. Conta outra – Editora Exodus, RJ. pp 15,16

[x] Idem

[xi] VIEIRA, Henrique de O. Queiroz. O impacto da Bíblia. JUERP Rio de Janeiro. 1975.

[xii] Idem

[xiii] Idem

 

GOVERNAR E SER LOUVADO

 

GOVERNAR E SER LOUVADO EXIGE REVERÊNCIA  E SABEDORIA

 

   SABEDORIA COMEÇA COM O TEMOR AO SENHOR DEUS

 

   Nossa oração dirigida ao SENHOR Deus neste momento, é que: o Exmo. Senhor Prefeito lembre-se de

   Pôr o SENHOR DEUS no centro da sua vida, em harmonia, equilíbrio e aperfeiçoamento santo!

   De que Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é não desprezar a Verdadeira Sabedoria.

   De que Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é viver motivado por Suas divinas promessas: Ele irá habitar, andar no meio do seu povo –será seu Pai o Senhor Todo-Poderoso,  “ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 7.1)

   De que Pôr o SENHOR DEUS no centro da vida é crescer em santidade de vida como reconhecimento da Sua grandeza

   O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (Provérbios 9.10)

   Nossa oração dirigida ao SENHOR Deus neste momento, é para este governo seja bom e sábio dirigido pelo Temor de Deus, porque “É impossível governar o mundo retamente sem Deus e a Bíblia.” (WASHINGTON, George). Seja piedoso em suas ações, a cada dia, ame, leia, compreenda e aplique pela fé os ensinos da Bíblia, para ser melhor e mais feliz, para que seja um homem que por fim pertença à história como um exemplo de valor. Seja humilde nos relacionamentos, também com os adversários políticos, porque Deus habita o coração dos humildes para abençoá-los.

 

Ou a Bíblia e o temor a Deus afastarão você da impiedade do pedado;

ou o pecado afastará você do Deus da Bíblia.

 

 

   Foto: Dnei Matos - Prefeito Adilton Sachetti ao centro empunhando a Bíblia, também o vice-prefeito Manoel Machado (ele está à esquerda do prefeito segurando o seu exemplar da Bíblia, recebidas das mãos dos Gideões Internacionais (ladeado por eles, da direita para a esquerda, sou a quarta figura e o irmão Dep. Sebastião Rezende é o primeiro à esquerda)

   (*Atualmente é pastor na Igreja Batista Memorial em Rondonópolis - @ibmroo)

Voltar à página artigos e pesquisas

Voltar à Página inicial

 

 

  Link's que possa interessar...

...::: <>< Quem são os Batistas :::...

ibja - Congregação Batista Aldeia Paikum - Uma Aldeia inteira crente em Jesus !

Cuidado emocional mútuo.

Testemunho do Dr. Greg Lehman #Frustração #Bíblia #JesusÉoCaminho

Avaliação do Crente Espiritual

Dependência ou Morte

Conselhos de um Psiquiatra para quem deseja ser pastor ou líder cristão 

Princípios Básicos no Casamento


Conhecendo e reconhecendo o cristão genuíno

4 Distinções entre os Batistas e os Pentecostais

A COMUNICAÇÃO: MODOS E NÍVEIS.

 

><>  A Bíblia Revela Que Você...

 

Razões porque não comunicamos.

12 REGRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM FILHO UM  DELINQÜENTE 


Outros - artigos_e_pesquisas.htm

 

 

 1. Textos apropriados Para Assistência a Enfermos

 

2. Textos apropriados Para os Que sofrem Dores

 

3. Textos apropriados Para os Que Estão com Ansiedades e Temores

   

4. Textos apropriados Para os Que Perdem Entes Queridos

 

 

Outros artigos que podem interessar !

 

 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

<><

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

 O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, atualizada em 28.set.2005 , última atualização 04.junho.2018 (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com