Folhetos e Estudos...

 

“...saibas como se deve proceder na casa de Deus,       

a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.” 

( 1ª Timóteo 3.15)  

 

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

 

4 DISTINÇÕES ENTRE OS BATISTAS E OS PENTECOSTAIS

por Pr. Thomas Wade Akins – ed. por WMC

             O missionário Jerry Key, do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, disse que há basicamente quatro distinções entre os batistas e os pentecostais. Vou comentar sobre cada distinção.

 1. Os batistas crêem que a pessoa uma vez salva é salva para sempre. Os pentecostais não crêem nisso. 

I João 5:12-13 diz: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna". A vida eterna é a ·vida eterna – sem fim.

 

 2. Os batistas crêem no batismo no Espírito Santo no momento da conversão. Os pentecostais crêem que o batismo do Espírito Santo é uma segunda experiência de graça.

 I Coríntios 12:13 diz: "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito".

Efésios 1:13-14 diz: "no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória". I João 3:24 diz: "Quem guarda os meus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado".

Assim, ao entregar a sua vida a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, com fé e arrependimento, o decidido recebe naquele exato momento o Espírito Santo em sua vida de acordo com a Bíblia. Esta experiência é o que se chama batismo no Espírito Santo.

 

 3. Os pentecostais crêem que o batismo no Espírito Santo é acompanhado com línguas. Os batistas crêem que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom para a edificação da igreja. 

Estes dons são encontrados em Romanos 12:6-8, I Coríntios 12:8, 9, 10, 28, 30 e Efésios 4:11 e 12. O dom de línguas aparece na lista, mas não com uma evidência do batismo do Espírito Santo.

 4. Os batistas crêem que a morte de Cristo na cruz foi para o perdão dos nossos pecados. Os pentecostais crêem que sua morte foi também para a cura das suas enfermidades físicas e a cura divina está "garantida" pela obra redentora de Cristo.

 Os batistas crêem em cura divina? Sim em Absoluto! Qual é a diferença entre os batistas e os pentecostais? A palavra chave é "garantida". Os batistas e os pentecostais crêem que o perdão dos pecados estão garantidos em Cristo, se alguém arrepende-se e deposita sua fé em Cristo como seu único Senhor e Salvador. Mas os batistas não crêem que a cura divina de alguma doença que um crente tem está "garantida" simplesmente porque ele tem fé.

Por exemplo, suponha que um homem sem Cristo se arrependesse de seus pecados e depositasse sua fé em Cristo. Não há nenhuma dúvida de que ele seria perdoado. Seu perdão está "garantido" pela obra redentora de Cristo na cruz.    Suponha que, depois de alguns anos este mesmo homem estivesse com câncer. A pergunta é esta: Ele estaria "garantido" que seria curado de câncer assim como ele estaria "garantido" do perdão dos seus pecados? A cura de suas enfermidades é igual ao perdão dos pecados por causa da obra redentora na cruz? Se fosse assim, ele seria curado cem por cento de vezes como ele seria perdoado cem por cento de vezes.

Suponha que ele pedisse a Deus com fé para curá-lo e ele não ficasse curado. Se ele não fosse curado muitos grupos pentecostais diriam que ele não teve fé suficiente. Ele teria culpa e tentaria conseguir mais fé. Creio que isto é depositar sua fé em sua fé, não em Deus. Se ele não fosse curado, isto não quer dizer que ele não tivesse fé.     Isto não funciona na vida real porque nem todos os crentes são curados. O resultado deste tipo de crença é perder sua fé e deixá-lo sem esperança. Os batistas crêem que Deus é soberano e Ele pode escolher ou curá-lo ou não.

Se não for curado, deve aceitar isto como a vontade de Deus para sua vida, e continuar a viver sua vida com fé real, glorificando a Deus. Deve entender que o propósito de sua vida é glorificar a Deus até por meio dos seus sofrimentos.

Disse Jesus: “...em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”( João 16.33)

 

 

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

 

Saiba como encontrar uma Igreja próxima de você, através do fone ou web: 

(65) 3627-4292  Convenção Batista Centro América

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 20/10/2005 - (66) 8401-3396