As Características do Crente Espiritual

 

A espiritualidade verdadeira não é comprovada por meio de dons, mas, sim o é pelo Fruto do Espírito.

Quando a espiritualidade é genuína, ela contagia, ela entusiasma a fé,

ela é aceitável, o motivo do culto que agrada o SENHOR.

 

“...saibas como se deve proceder na casa de Deus,       

a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.” 

( 1ª Timóteo 3.15)

 

 

 

Deseja fazer uma auto-avaliação, se a sua espiritualidade está satisfatória?  

Responda "Tenho as Características do Crente Espiritual?"

PARA CADA PERGUNTA INDIQUE UMA PONTUAÇÃO DE 0 a 10

 

(        ) 1. Sou espiritual para corrigir um irmão surpreendido em algum delito com espírito de mansidão olhando por mim mesmo, para que eu também não seja tentado, conforme ensina Gálatas 6:1 [1]  Ez 36.26 [2]

 

(        ) 2. O meu primeiro desejo é o de ser santo, antes que ser feliz? – O novo Espírito que Deus me deu se inclina rumo a Deus e para longe do pecado, e por isso desejo agradá-lO, porque os desagrados dos homens nada são para mim! - Rm 12.1 [3] -  Ez 36.26-27 [4]  Is 55.8-9 [5]

 

(        ) 3. Deus trás Sua disciplina para dentro de minha vida para que eu aprenda a buscar a piedade (vida que agrada a Deus) – a olhar para o meu coração, meus planos e pensamentos e não só para minhas ações  e participar de Sua santidade. Hb 12.5-11 [6]

 

(       ) 4. Desejo ver a honra de Deus promovida através da minha vida, mesmo que isto signifique que eu próprio deva sofrer desonra ou perda temporária, porque tenho mais interesse na realização de todos os meus deveres espirituais, com o propósito de agradar a Deus e não aos homens. - João 15.16 [7];  Fl 2.12-13 [8]

 

(       ) 5. Nacaminhada com Deus, desejo levar voluntariamente a minha cruz sendo fiel até à morte. (Ap 2.10).    Porque transformado obedeço ao Senhor mesmo em meio às adversidades extraordinárias que o mundo impõe  quando  busco  observar  o Reino  de  Deus  em  1º lugar.     - Mt 5.14-16 [9]  João 14.15 [10]  João 17.11 [11]

 

(       ) 6. Deus está operando em mim, a fim de me conformar à semelhança da imagem de Cristo: através de pessoas (Pv 27.17) [12], de circunstâncias (Rm 8.28) [13], das disciplinas espirituais, (1 Tm 4.8) [14];  Por isso eu desejo glorifica-lO com minha vida, perseverando nos alvos dEle, e cumprindo os propósitos dEle.  Fl 2.12 [15]

 

(       ) 7. Vejo todas as coisas do ponto de vista de Deus: peso todas as coisas na balança divina, atribuindo o mesmo valor atribuído por Deus, que ama, protege, supre e se importa com todos os seus filhos. - João 17.21 [16] Mateus 9.36 [17]  Sl 145.13-20 [18]  Mt  6.25-26 [19]

 

(       ) 8. Desejo ver outros progredirem às minhas custas. Eu não me julgo auto-suficiente, pelo contrário, sou dependente de Deus e dos irmãos, não sei tudo e não estou acima de todos;  quero ver outros cristãos caridosos e piedosos que buscam a Deus acima de mim, e fico feliz quando eles são promovidos e eu sou deixado de lado.  João 13.12-17 [20]

 

(       ) 9. Faço minhas decisões segundo a eternidade, e não decisões temporais que apenas são dominadas pela filosofia do ter, do consumismo e da "coisificação" da vida.  João 15.16 [21]

 

(       ) 10. Desejo morrer com retidão antes que viver no erro, sou como uma carta aberta (2 Co 3.2) [22] quando erro respeito a minha consciência, admito estar errado, confesso a Deus e a meu próximo os meus erros. João 15.12-14 [23]

 

____ a soma de todas as perguntas, divido por  __10__ =  _________

   você encontrará o valor da sua avaliação.        

 

preparada por Walter Meleschco Carvalho. 

Fontes:

  A.W.Tozer. Características do Homem Espiritual

Dennis J. Mock. CURSO DE TREINAMENTO BÍBLICO PARA PASTORES E LÍDERES DE IGREJA - MANUAL-RESUMO DO PROGRAMA

Irland Pereira de Azedo. EXCELÊNCIA E INTEGRIDADE: BINÔMIO DO MINISTÉRIO PASTORAL PARA ESTE TEMPO Rio de Janeiro, RJ, 24 a 28 de Março de 2003

Richard Baxter. Sinais de Uma Vida Agradável a Deus.

 

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho,

para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA O MUNDO.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

 

Pr. Walter Melechco Carvalho (65) 9 9962-1360  



[1] Gálatas 6:1  IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

[2] Ez 36.26 - Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

[3] Rm 12.1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

[4] Ez 36. 26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

[5] Is 55. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

[6] Hb 12. 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.

[7] João 15.16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

[8] Fl 2.12 ...do modo como sempre obedecestes, ...mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

[9] Mt 5. 14  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

[10] João 14.15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

[11] João 17.11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.     15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.

[12] Pv 27.17 Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.

[13] Rm 8.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

[14] 1 Tm 4.8 Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

[15] Fl 2.12...do modo como sempre obedecestes, ...mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

[16] João 17.21para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

[17] Mateus 9.36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.

[18] Sl 145.13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações...16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.

[19] Mt  6.25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

[20] João 13.12 - Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 14 Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.   15 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.     17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

[21] João 15.16 - Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

[22] 2 Co 3.2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

[23] João 15.12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.  14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

 

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

Elaborada por Walter Melechco Carvalho, e atualizada em 20/10/2005, atualizada formatação em 15/11/2017 - (65) 9 9962-1360