MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Origem da Escola Bíblica Dominical &

 

 

ORIGEM DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL  

*Walter Melechco Carvalho

 

O atual movimento de Educação Cristã designado por Escola Bíblica Dominical que é adotado em muitas igrejas, foi o que deu surgimento ao modelo atual de escola. No fim do século XVIII (início da Era Moderna) em julho de 1780 na cidade de Gloucester no sul da Inglaterra; pelo jornalista Roberto Raikes, de 44 anos, um homem de negócios, redator e proprietário do “Gloucester Journal”. Ele decidiu atender à necessidade de promover o ensino formal e sistemático ao sentir compaixão pelas crianças pobres dos cortiços de sua cidade.

Este objetivo de Raikes foi resultado dos insights percebidos da triste condição em que os jovens da época apresentavam — tão pagãos quanto aos demais pagãos do mundo, embora vivessem num país cristão. (George, 1993)

A Escola iniciou suas atividades em uma casa particular, alugada. Um dos objetivos básicos desta Escola era o de retirar as crianças das ruas aos domingos, quando elas passavam mais tempo nas ruas, aprendendo coisas erradas e recebendo uma formação de caráter ruim. Elas perambulavam pelas ruas entregues a delinqüência, ociosidade, e ao vício, sem qualquer orientação espiritual, recebendo péssima formação para seu caráter. Raikes, que já há quinze anos trabalhava entre os detentos das prisões da cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor, afim de que mais tarde não fossem parar na cadeia.

No princípio ele procurava as crianças em plena rua e nas casas dos pais e as conduzia ao local de reunião, fazendo-lhes apelo para que todos os domingos estivessem ali.

Mesmo fora da Igreja, a Escola apresentaria um caráter eclesiástico pois além das disciplinas   curriculares (Princípios de moral e Cívica, Leitura, Gramática e Aritmética) ensinava-se religião. No princípio o ensino das Escrituras consistia quase sempre em leitura e recitação, depois iniciou a prática de comentar os versículos, surgindo mais tarde a revista da Escola Dominical com lições seguidas e apropriadas.

Raikes cria que a Escola Dominical exercia grande poder para transformar a sociedade, através das pessoas transformadas pelos ensinamentos de Jesus Cristo.

 A educação secular e religiosa, era de responsabilidade da igreja, e a igreja falhou em sua missão, pois dava “ênfase aos cultos, ao ensino pela pregação, e descuidou-se do ensino formal e sistemático, tanto secular como religioso”[1]. A Escola Dominical portanto, foi uma iniciativa de leigos “...à parte das igrejas. Os pastores e líderes eclesiásticos não apoiavam o movimento, com raras exceções.”.[2]

A princípio, a Igreja considerou este movimento como herético, alegando que seu currículo era de cunho filantrópico (talvez porque era uma ação inicial e pessoal de um “leigo”). 

Os abundantes resultados da Escola Dominical, na vida da sociedade, fizeram de Raikes já em 1784 o homem mais popular da Inglaterra e depois em 1785 ele organizou a primeira união das Escolas.

Mas a Escola Dominical iniciada por Raikes cresceu em 7 anos, mais do que os bispos conseguiram durante séculos trabalhando nas Igrejas. Depois, as igrejas passaram a dar apoio ao trabalho de Raikes e as reuniões passaram das casas particulares para os templos.

Em 18 anos a Escola Dominical já arrolava 250 mil alunos nas diversas filiais que estavam em solo da Inglaterra. Conta-se que em virtude das transformações ocorridas na Inglaterra através das Escolas Dominicais, “ ...a rainha convidou Raikes ao palácio, para contar-lhe o segredo de sua força. Recebeu o apoio do Rei e da Rainha e de outras pessoas de destaque social e política.”[3]

Alguns anos mais tarde, o Governo da Inglaterra, reconheceu e assimilou a idéia da Escola Dominical desenvolvida pelo trabalho de Raikes, assumindo a responsabilidade da educação secular das crianças ao implantar a escola pública gratuita.

A Escola Dominical passou a tratar exclusivamente da educação religiosa como responsabilidade permanente da igreja.

Pode-se dizer que este modelo de Educação iniciado por Raikes, seguindo os princípios Bíblicos, é um processo deliberado, intencional e integral, tanto de transformação como de formação da pessoa toda (crescimento intelectual, físico, espiritual, emocional e social) em todo o tempo e por fim, de transformação e formação das comunidades. 

Parece que é nesse modelo de educação que contemplamos mais mudanças/crescimento, como no dizer de FREIRE (1981), - mudança de atitude – que é o que deve significar a educação. A educação deve ser uma constante mudança de atitude, como a superação do analfabetismo, também modificar e atender as suas outras necessidades pessoais, emocionais e sociais.

Inicialmente só crianças freqüentavam a Escola Dominical. Os adultos ingressaram depois. Hoje, em inúmeros lugares ocorre o inverso, ficando as crianças em último plano.

A Escola Domincal é hoje um dos fatores de promoção do reino de Deus.

 

ORIGEM DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL no Brasil

 

No Brasil a Escola Dominical teve início em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis-RJ. Os fundadores deste movimento foram os Missionários: Roberto Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley escoceses congregacionais. Na primeira reunião a freqüência foi de 5 crianças.

À semelhança da Inglaterra, o Brasil atualmente, defronta-se com problemas espirituais, sociais, morais idênticos aos que precederam a fundação da Escola Dominical. Portanto, a igreja de Deus precisa explorar todo o potencial da Escola Dominical, como agência do ensino da Palavra e evangelização.

 

*Fonte: Carvalho. Walter Melechco. Dissertação de Mestrado em Educação Cristã, capítulo 2. Breve histórico da educação ao longo dos séculos. Não Publicada. 2003.

 

Bibliografia

FIGUEIRA Netto, Silvino Carlos. Reflexão Sobre A Prática Educacional Das Escolas Bíblicas No Brasil. Revista Teológica, Rio de Janeiro, 1995, n. 14.

 Champlim Russel Norman; Bentes, João Marques. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: candeia 1991.372  e 373 p v.2

 GEORGE, Sheron K. (1993).  Igreja ensinadora. Campinas: Luz Para o Caminho.

 Kaschel, Walter; Hallack, Edgar. Manual da Escola Dominical 6ª ed. Rio de Janeiro: casa publicadora Batista, 1962 133p

 



[1] FIGUEIRA Netto, Silvino Carlos. Reflexão Sobre A Prática Educacional Das Escolas Bíblicas No Brasil. Revista Teológica, Rio de Janeiro, 1995, n. 14.

[2] Idem.

[3] Idem.

[Fotos ilustrativas encontradas na internet]

 

Link's que possa interessar...
   

Avaliação do Crente Espiritual

Conhecendo e reconhecendo o cristão genuíno

4 Distinções entre os Batistas e os Pentecostais

A COMUNICAÇÃO: MODOS E NÍVEIS.

 

><>  A Bíblia Revela Que Você...

 

Razões porque não comunicamos.

 

A importância da comunicação na família.  

 

REGRAS INFALÍVEIS PARA LARES FELIZES 

 

12 REGRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM FILHO UM  DELINQÜENTE 

outros - artigos_e_pesquisas.htm

 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 23.abr.2016  (65-9691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com