MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

 

A Janela oculta &

 

 



Figura, fonte: http://www.gestordealmas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=136


  Alguns não sabem, mas todos nós temos um quadro "cego" e outro "desconhecido", o equilíbrio da nossa personalidade depende de bons conselheiros ! A designação conselheiro aparece 28 vezes na Bíblia ACF (e uma vez no feminino – conselheira), a Bíblia nos revela que devemos nos cercar de bons conselheiros, porque senão, seremos arruinados, como aconteceu com o Rei Acazias, ele se deixou influenciar pelos conselheiros da família de Acabe e de sua mãe Atália que era ímpia, e o fez proceder impiamente, diz a Bíblia, que isso foi a sua perdição (2 Crônicas 22.1-4).


Bons conselheiros nos revelam o quadro cego ou desconhecido que ignoramos e que nos precipitam em situações perigosas, (a casos que o bom conselheiro deve ser hábil na ajuda imprescindível da boa psicologia), bons conselheiros nos ajudam a reestabelecer bons planos e projetos de vida. “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. (Provérbios 15:22)

Quando bem firmamos nossos caminhos na fé, no amor e na esperança, sendo o nosso viver pautado na ética cristã, na direção e conforto das Escrituras, descobrimos que os testemunhos da Palavra de Deus são fiéis conselheiros, como diz: “Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.” (Sl 119:24 ). Coisas maravilhosas ocorrem, como dizem as Escrituras, que DEUS faz com que até nosso inimigos tenham paz conosco, quando somos bem orientados, quando agradamos ao SENHOR! (Provérbios 16.7 “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.”)

E acima de todos os bons conselheiros, está o nosso Supremo Conselheiro, um dos nomes sublimes de JESUS é a designação Conselheiro, “(...) se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim” (Isaías 9.6,7). Ele nos conhece completamente e nos Guia sempre, como Ele fez intercedendo por Pedro, após dizer ao Mestre que jamais iria abandoná-Lo (e o SENHOR lhe revelou que Satanás havia pedido para cirandar a Pedro - isto é, levar Pedro à zona de terrível tentação, Lucas 22.31), não fosse o conhecimento pleno de JESUS e sua misericórdia, Pedro teria sucumbido sem alívio!

Graças a DEUS à medida que nos conhecemos mais, que somos bem aconselhados, podemos ajudar a outros.

Vamos prosseguir firmes e constantes no SENHOR! Estamos juntos! Sigamos unidos!  

 “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:10)

 “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2)

-------

A janela de johari: o que é?

26/02/2013

A Janela de Johari é uma representação das dinâmicas das relações interpessoais e dos processos de aprendizagem em grupo e foi idealizada por Joseph Luft e Harry Ingham.

O termo janela alude à figura das janelas das casas, com o perímetro externo rígido e, no local onde se encaixariam os vidros, encontram-se as áreas separadas por divisões (caixilhos) que podem ser móveis. A palavra JOHARI é uma configuração dos nomes Joseph e Harry.

O comportamento de auto exposição e o de buscar feedback são ferramentas indispensáveis ao funcionamento da Janela de Johari, na qual pessoas e grupos são observados e observadores quanto a componentes comportamentais, tais como: pensamentos, impulsos, desejos, temores, fantasias, preconceitos, esperanças, sonhos, objetivos, formas de ser e de agir, etc.

Como ler ou compreender essa janela?

• Área aberta: onde se incluem todos os comportamentos sobre os quais o eu e os outros têm conhecimentos. São percepções mutuamente participadas (isto é, as pessoas veem um indivíduo do mesmo modo como ele vê), tais como características do modo de falar, da atitude geral, habilidades, etc.

• Área fechada ou secreta: onde estão os comportamentos que vemos em nós mesmos, mas que escondemos dos outros. EX.: “Eu sinto medo, mas eu luto para projetar a imagem de muita coragem pessoal”. Nesta área, as pessoas veem um “eu falso”, e o sujeito precisa estar sempre se cuidando para que elas não percebam o seu “eu real”.

• Área encoberta ou cega: onde estão os fatores e as características de comportamento que as outras pessoas percebem no indivíduo, mas que ele não consegue perceber. Ex.: “Os outros percebem o meu nervosismo, mas eu não vejo, não percebo que sou e estou nervoso”. Em outras palavras, outras pessoas conhecem peculiaridades nossas de que nós próprios não temos conhecimento.

• Área desconhecida: onde há fatores que não percebemos em nós mesmos nem as outras pessoas percebem. Constituem as memórias da infância, as potencialidades latentes e os aspectos escondidos da dinâmica interpessoal. Alguns desses componentes desconhecidos podem tornar-se conscientes com o aumento da abertura para auto exposição e para buscá-la de feedback.

A mudança em um dos quadrantes provoca uma modificação em todos os demais. O modelo de representação gráfica da Janela de Johari possibilita verificar as informações decorrentes de duas fontes – “eu” e os “outros”. Existem dois processos que regulam esse fluxo interpessoal quando determinado o tamanho de cada um dos quadrantes da janela:

• Busca de feedback: consiste em aceitarmos e incentivarmos a percepção dos outros sobre nós mesmos, para identificarmos como nossos comportamentos estão afetando os outros, vendo-nos por intermédio dos outros.

• Dar feedback ou auto exposição: consiste em darmos feedback aos outros, identificando, por meio de suas percepções e sentimentos, como o comportamento dos outros nos estão afetando.

Fonte: Colunista Portal - Educação

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-janela-de-johari-o-que-e/35546

acesso em 01/12/2017

Figura, fonte:
http://www.gestordealmas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=136

  Link's que possa interessar...

 

Link's que possa interessar...

Avaliação do Crente Espiritual

Dependência ou Morte

Conselhos de um Psiquiatra para quem deseja ser pastor ou líder cristão 

Princípios Básicos no Casamento


Conhecendo e reconhecendo o cristão genuíno

4 Distinções entre os Batistas e os Pentecostais

A COMUNICAÇÃO: MODOS E NÍVEIS.

 

><>  A Bíblia Revela Que Você...

 

Razões porque não comunicamos.

 

12 REGRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM FILHO UM  DELINQÜENTE 

outros - artigos_e_pesquisas.htm

 

 

 1. Textos apropriados Para Assistência a Enfermos

 

2. Textos apropriados Para os Que sofrem Dores

 

3. Textos apropriados Para os Que Estão com Ansiedades e Temores

 

4. Textos apropriados Para os Que Perdem Entes Queridos

 

 

Outros artigos que podem interessar !

 

 
 
 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

<><

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 16.dez.2017 (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com