MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Certo ou Errado &

 

 

" ...saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade." ( 1 Timóteo 3.15)

 

SANTIFICAÇÃO -- COMO ESCOLHER: 

CERTO OU ERRADO

Um esboço tendo como fonte: 
Maston, T. B.  Certo ou errado. Trad. J. R. Pereira, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 2ª ed. 1964 

Stewart, Dorine Hawkins. Apostila - Ética Cristã. /sem data e endereço

 

(1) Embora todos nós vivamos, até certo ponto, no nível dos instintos, do costume ou da consciência, o nível em que o crente deve viver é o nível cristão definido (Capítulo 1 - Maston)

(2) O crente não pertence a si mesmo.

Ele – isto é, seu corpo, seu espírito, sua personalidade total – pertence a Deus.

Mas Deus quis fazer dele um mordomo.

Sendo um servo e um mordomo, tudo que ele tiver de bens materiais, de tempo, de talentos, pertence a Deus e deve ser usado, sob a direção de Deus,para servir a Deus e a seu próximo (Capítulo 2 - Maston)

(3) Algumas coisas são erradas em si mesmas, ao passo que outras se tornam impróprias ou erradas por causa do meio-ambiente em que são, em geral, encontradas ou por causa das atitudes dos outros com respeito à nossa participação em tais coisas. (Capítulo 3 - Maston)

(4) A fonte decisiva e final de autoridade para o homem não está dentro de si mesmo ou dentro do grupo social ou da comunidade a que ele pertence, mas, sim, na vontade de Deus, que o homem pode conhecer e que ele deve descobrir.  (Capítulo 4 - Maston)

 

1. NÍVEIS DE VIDA:

    Qual o nível em que deve viver o cristão e , conseqüentemente, o nível no qual deve tomar as suas decisões?

1.1 - O nível dos instintos: - Há muita coisa na conduta de cristãos maduros baseada nos instintos. Um dos meios mais seguros para alguém perder a liberdade é dar vazão irrestrita a todo impulso natural de sua vida. O homem encontra sua maior liberdade quando cumpre mais completamente as funções ou propósitos para os quais Deus o criou. Uma das evidências de que estamos amadurecidos é o nosso controle progressivo sobre esses instintos, dominando-os de tal forma que só se vão expressar de modo saudável (1Co. 6.12; 10.23; Fl. 4.8).

1.2 - O nível do costume: - Grande parte do que fazemos, fazemo-lo porque é em geral aceito, é o aprovado, é o costumeiro. Não atingimos, entretanto, o mais alto nível de vida moral a se aceitamos simplesmente, sem pensar, nem refletir sobre o que é costumeiro como palavra final de nossa vida.

1.3 - O nível da consciência: - O pensamento sério a respeito do que é certo ou errado, Contribui para a estabilidade do caráter. Somente aqueles que fazem o melhor que podem com aquilo que consideram certo, terão visões novas em novas áreas da verdade.

1.4 - O nível cristão: - A diferença maior, está em que aquele que vive no nível cristão, faz dos princípios e ideais cristãos – o teste final, para qualquer decisão a ser tomada, acerca do que é certo e do que é errado, para sua vida.

 

2. O CRISTÃO E SUA MORDOMIA:

Se aceitarmos os princípios básicos da mordomia cristã, eles nos ajudarão a decidir se uma determinada ação é certa ou errada.

2.1 - O cristão é um mordomo:
- Pertencemos a Deus. Ele tem o direito de mandar e na sua bondade nos convidou a cooperar com ele.

2.2 - O mordomo e os bens materiais: - Se tudo o que temos pertence a Deus, devemos dar liberalmente para a sua obra. O restante de nossa renda deve ser usado de modo que honre a Deus.

2.3 - O mordomo e seu corpo: - O corpo é o canal ou instrumento absolutamente indispensável para que a obra do Senhor seja feita no mundo. Isso dignifica e glorifica o corpo do crente, quando ele age de conformidade ao nível cristão. (1João 2.6; Cl. 2.6).

2.4 - O mordomo e sua personalidade: - O pessoalidade, é individual, distinta, e própria, caracterizando cada ser humano, um ser único em todo o universo, o que é reconhecido através da sua expressão (palavras e atos) através do corpo, que lhe é o instrumento ou canal através do qual a personalidade se expressa. A influência da personalidade é poderosa para induzir tanto ao acerto como ao erro, às pessoas sob influência.

2.5 - O mordomo e seu tempo: - Devemos estar atentos ao desperdício de tempo(Ef. 5.15-16).Reconhecer a necessidade de tempo suficiente para repousar, para as relações sociais, contribuir para um serviço eficiente à causa de Deus e aos homens.

2.6 - O mordomo e o Evangelho: - Cada um tem sua responsabilidade em partilhar o evangelho com o mundo inteiro(Mt. 28.18-20; Atos 1.8). Responsabilidade direta e imediata em compartilhar/anunciar as boas novas.

 

3. OS ELEMENTOS DETERMINANTES DO CERTO:

3.1 – O indivíduo: - Por si mesmo, o indivíduo, determina o que é bom ou direito. Ele tem em si mesmo os recursos para determinar e alcançar o bom ou o direito, para reconhecer o certo, e, pelo menos em grau razoável, para fazer o certo(Gn 3.11; 4.9,14).

3.2 - O grupo: - A comunidade como um todo, ou algum segmento particular, tal como a família ou a igreja.

3.3 – A vontade de Deus: - O único determinador competente e perfeito, do que é certo ou errado, na vida do homem é a vontade de Deus. O crente, deve tomar sua decisão baseada primeiramente naquilo que considera ser a vontade de Deus.

 

Como conhecer a vontade de Deus?

A principal fonte é a Bíblia( João 5.39).

Encontramos revelada na Bíblia, não somente a natureza e o caráter, mas também sua atitude e sua vontade para com o homem. Além da Bíblia, o crente tem a promessa da direção do Espírito Santo(João 14.26, 16.13).

 

4. OS EFEITOS DO CERTO OU ERRADO:

4.1 – O efeito sobre nós: - A nossa pessoa – corpo e alma e espírito (1Ts. 5.23, Hb 4.12) – é mais importante do que muitos de nós pensamos. Uma escolha errada poderá prejudicar seriamente a saúde física ou a personalidade.

4.2 – O efeito sobre os outros: - Nós, como crentes, (cristãos, Cl. 2.6), devemos considerar seriamente, o julgamento que outros farão de nós, porque estamos interessados no bem-estar moral e espiritual deles – pois estão no campo da nossa convivência. Cada pessoa, coroa da criação divina, é muito mais importante, do que a nossa participação numa ou outra ação (Rm 14.14, 18-15.7).

4.3 – O efeito sobre a causa de Cristo: - O homem, ao determinar o que lhe é certo para fazer, deve ir além de si mesmo, além das outras pessoas, para considerar o efeito de seus atos, sobre a igreja, que é o corpo de Cristo ( Mt. 16.18; 18.15-20; Ef. 25-27; 1Co. 12.27-28).

 

Concluindo, o Senhor não espera de um filho seu, que abandone algo que é realmente para ele. Mas pode querer e exigir de nós, que abandonemos as coisas e atividades que não são boas para nós.

 

5. CERTO OU ERRADO - TRÊS TESTES:

5.1- O teste do segredo: - Aquilo que pretendo fazer, pode ser conhecido por todos? Ou preciso praticá-lo às escondidas? Existe qualquer dúvida a respeito de seus efeitos? Se a descoberta do ato for pedra de tropeço para alguém, não passa no teste do segredo. O certo não tem medo da luz!

5.2 - O teste da universalidade: - O que pretendo é tão bom, que eu gostaria que todo mundo o fizesse também? Ou será que existe uma dúvida sobre este ato, tanto que eu não queria que meu pastor ou outro crente o praticasse? Se não convém aos outros, deixa de passar no teste.

5.3 - O teste da oração: - Posso orar sobre aquilo que pretendo fazer, e apresentá-lo a Deus para que Ele me oriente e ajude na realização do mesmo? Se não, deixa de passar no teste da oração.

 

6. CERTO OU ERRADO: TRÊS FONTES DE LUZ:

6.1 - A luz de dentro - nossa consciência: - Deus nos criou com certos poderes inatos (soma-se o conhecimento do bem e do mal adquirido Gn 3.5,11). Possuímos a responsabilidade de decidir e determinar por nós mesmos o que é certo e o que é errado (Mt. 5.8; Mq. 6.8; Am 5.14; Dt. 11.26).

6.2 - A luz de fora - conselhos de outros: - Podemos recorrer e receber ajuda de outras pessoas, principalmente, das que são mais experimentadas e moral e espiritualmente mais maduras(Mt. 5.9,13; ; Rm. 12.8,13; Ef. 4.29; Cl 4.6; 1Ts. 5.14; Tt. 2.4;

6.3 - A luz de cima: - Devemos reconhecer que não podemos pensar tão claramente, como deveríamos, a menos que tenhamos a direção do Espírito Santo(João 14. 17,26; 16.13). Esta direção nos é revelada através do estudo da Bíblia e da oração(Mt. 5.6,10)

 

Questão Central:

 

"Essa atividade é certa ou errada para mim, como Crente?"

 

Em meu lugar, O Que Faria Jesus?

 

Leia também:

Com ou sem Jesus

 

Se quer aceitar a Jesus, ore assim: 

"Senhor Jesus, eu Te aceito como meu único e suficiente Salvador. "Amém"

Conheça a Bíblia, a Palavra de Deus!

Peça um curso por correspondência.

[escreva para: igrejabatista@waltermcarvalho.pro.br]

 

Outras leituras que possa interessar:
Experimente Jesus

10 PERGUNTAS VOCÊ SABE?

Por que isto aconteceu comigo?

POR SETE ANOS DE PODER

Drogas é = a 3D (Dependência, Desgraça e Destruição)

 

 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 06.mar.2012, atualizada em 08.jul.2012  (66-9691-1400) pr.waltermcarvalho@hotmail.com