Servo de Deus pois a Causa de ser e o Meio de viver É CRISTO em Nós a Esperança da Glória! 

 

... &

 

 

INICIAL

A Alegria do SENHOR é uma boa escolha!

  "...Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do SENHOR é a vossa força."

(Neemias 8.10)

 

 

   Em época de falsas alegrias e prazeres mundanos, o Crente é um verdadeiro e fiel resistente, pois a alegria do SENHOR o equipa diante dos muitos inimigos que estão constantemente conspirando, com suas sutis tentações!

   A alegria do SENHOR livra a nossa “boca” do gosto dos prazeres, e de engolir os anzóis diabólicos e traiçoeiros que o inimigo escondeu em suas tentações.

   Para o crente genuíno a alegria é uma experiência real e profunda, ele consegue experimentar uma alegria admirável, mesmo em momentos difíceis!

   O crente genuíno goza de alegria profunda em seu dia a dia, não importa o que acontece de bom ou de mau, enquanto outras pessoas por mais que se esforcem em buscar a felicidade, não encontram a alegria autêntica.

   Muitas pessoas que se dedicam a “buscar” a felicidade, dão sinais de nunca conseguirem encontrar a alegria (a depressão é o sinal mais alarmante do século).  

   A Alegria do SENHOR é uma boa escolha! Qualquer alegria que não seja do SENHOR é uma triste fuga, é uma armadilha traiçoeira (um gatilho/um alçapão) que faz despenhar (cair) em um profundo abismo depressivo!

 

   Escolha a Alegria do SENHOR, ela é a nossa força (energia/motivação!) Neemias quem “Disse-lhes mais: porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Ne 8:10)

 

   Como essa alegria vem?

   A ALEGRIA do SENHOR vem como resultado do Avivamento espiritual! (Neemias 8.1-12)

 

   Neemias reuniu todo o povo para a leitura no livro, e para a explicação da lei de DEUS (Neemias 8: 1-8). O Povo começou a chorar porque lamentava os erros e pecados cometidos, enquanto ouvia as palavras das Escrituras Sagradas (Ne 8.9) então Neemias conclama a todos a não se entristecerem, para se alegrarem. Através da Palavra de DEUS, interpretada por Neemias, Esdras e os levitas, eles foram curados e consolados, as palavras de paz foram muito abençoadoras e eles receberam as maravilhas da Lei. Então o povo devia celebrar com alegria e louvor, era seu dever se regozijar; era seu dever prestar o culto com alegria ao SENHOR. Até mesmo a tristeza pelo pecado não deve crescer tão excessivamente a ponto de impedir nossa alegria em Deus e nossa alegria em seu serviço.

   A tristeza pelo pecado não deve impedir a nossa alegria em Deus, a tristeza deve tão somente nos preparar para a cura e nos conduzir até a alegria do SENHOR. Era dia santificado para Deus: a alegria, a exultação devia ser grande porque o SENHOR libertou do cativeiro, restaurou a sua Lei e estabeleceu novamente o Povo em sua terra.

   Cada coisa é bela na sua própria ocasião, não devemos nos alegrar quando Deus nos assevera com o luto, por outro lado não devemos nos amedrontar e nos afligir quando Deus nos oferece ocasião para nos alegrarmos. (Neemias 8:10,11).

 

   Porque a alegria do Senhor é a sua força  - Esta alegria não é uma festança gulosa e bêbada que fortalece o corpo e enfraquece a alma. No banquete espiritual os nossos corpos adquirem força, poder e a saúde geral do corpo é muito melhorada; um coração alegre não é apenas uma festa contínua, mas também um remédio contínuo.

   Em tal estado de espírito e fervor as nossas almas, fazem a vontade de DEUS alegremente.

   A alegria cristã quando é devidamente temperada com a dependência contínua da ajuda de Deus e na manutenção e do fortalecimento da alma pelo Fruto do Espírito, propicia tal estado de alegria que todo dever é realizado e praticado deliciosamente.

   A Alegria do SENHOR é uma boa escolha!

   Despreze qualquer alegria que não seja do SENHOR! Não busque uma triste fuga, uma armadilha traiçoeira (um gatilho/um alçapão) que faz despenhar (cair) em um profundo abismo depressivo!

   Escolha a Alegria do SENHOR, ela é a nossa força (energia/motivação).

   Não se lamente, a Alegria do SENHOR é uma boa escolha!

   Mantenha a sua paz e a sua alegria.

   Continua.

Obras Consultadas:

Bíblia Almeida Corrigida Fiel

Bíblia Almeida Século 21

Bíblia King James Atualizada

Matthew Henry's Complete Commentary on the Bible Nehemiah 8

Adam Clarke Commentary Nehemiah 8

 

pr. W. M. Carvalho

A alegria do SENHOR é a vossa força.

 

10 E Neemias lhes disse, mais, recomendando a exortação:

Ide,

comei e bebei do melhor que tiverdes (gostosuras e doçuras),

provai do melhor que tiverdes

e enviai algo aos que não têm nada preparado para si,

pois este dia é consagrado ao nosso SENHOR.

Portanto não vos entristeçais;

porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

(Ne 8 ACF, A. Séc 21, KJA)

 

   Neemias, Esdras e os levitas, ao interpretar e testemunhar a Palavra de paz, promoveram a cura, consolo, e as bênçãos que as maravilhas da Lei propicia.

   Em sinal da sua alegria deviam vestir as vestes de louvor, em vez do espírito de tristeza. Em vez de pranto, deviam fazer os melhores banquetes para comer as gostosuras e beber as doçuras, mais do que em outros dias, então foi isso que eles ordenaram.

    A alegria do SENHOR deveria também promover a alegria dos pobres que não tinham nada preparado para si. O amor deveria suprir em sua abundância, a carência dos pobres vizinhos, e na alegria de todos, seriam abençoados. Especialmente isto se aplica aos banquetes espirituais, conforme, Isaías 58.7,10:

 "Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia." (Isaías 58. 7, 10) 

   Semelhantemente ao ensino de Jesus, em Lucas 14.13.

   A alegria do SENHOR nos torna generosos.

   Diferente dos muitos “felizardos” neste mundo que sozinhos comem do bom e do melhor, bebem suas doçuras até mesmo em excesso, sem nunca repartir, nem mesmo as migalhas aos pobres. Esses podem ver o seu próprio destino na história do homem rico e Lásaro (Lucas 16:19-31).

    O generoso idealiza meios e elementos para ser dadivoso e bancar a caridade (altruisticamente).

    Observamos no texto que não só aos vizinhos, mas devemos enviar àqueles que estão fora da nossa visão, como expressão de piedade e devoção. Atualmente podemos fazer isso através de organizações missionárias, e grupos de socorro e apoio.

  

Obras Consultadas:

Bíblia Almeida Corrigida Fiel

Bíblia Almeida Século 21

Bíblia King James Atualizada

Matthew Henry's Complete Commentary on the Bible Nehemiah 8

 

Continua.

pr. Walter M Carvalho

 

 

Glória a Deus, sempre e eternamente !!!


 

Andai nEle  (I_João_2.6)

 

Voltar à Página inicial

<> <>< <> <>< ><> <> ><> <>

 

 

INICIAL

Quem sou

 Meios de contato

  - Igreja  Batista - 

 Rádio BBN 

 Links Interessantes

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

Andai nEle  (I_João_2.6)

 

<> <>< <> <>< ><> <> ><> <>

     J   

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio!

(Gálatas 5.22-23).

 

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  Saiba como encontrar uma Igreja próxima de você, através dos telefones/site, abaixo:

  • http://www.batistas.org.br Portal da Convenção Batista Brasileira

  • A música do fundo de plano desta página é interpretada por nossa filha Cristiane, se o som não está ligado... confira...  

    

 

 

 

 

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 04.mar.2019, atualizada em 07.mar.2019  (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com