Folhetos e Estudos...

 

“...saibas como se deve proceder na casa de Deus,       

a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.” 

( 1ª Timóteo 3.15)  

 

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

 

Satanás e O Conselho dos Demônios

Satanás convocou a reunião extraordinária do Conselho dos demônios na segunda parte do século primeiro. 

Satanás começou a conversa:

Satanás:  Convoquei esta assembléia extraordinária do Conselho porque precisamos de uma nova estratégia. Desde o dia de Pentecostes não temos a mesma influência que tivemos antes sobre os crentes. Nossa estratégia de intimidação, perseguição, tentação, e matança  não tem derrotado a igreja de Deus. 

Veja bem --- conseguimos colocar Paulo, o missionário zeloso, na prisão; então a liderança do movimento cristão está parada!  Contudo não é o Paulo nem os outros líderes do movimento que é o nosso problema maior. Já matamos alguns dos apóstolos,  mas não  conseguimos deter os leigos.

Demônio 1: Verdade!  Os leigos falam constantemente e espontaneamente de Jesus se tiver ou  não o líder. Quando tentamos espalhar o grupo de crentes pela perseguição -- não adianta  porque é como alguém jogando gasolina num fogo de palha. Novos líderes se aparecem.   

Demônio 2: Também, eu tenho notado que não precisam de um lugar específico para se reunir.   Quando expulsamos os crentes fora das sinagogas e lugares públicos, eles se reunem nas casas dos crentes.

Demônio 3: Porque temos tantos problemas?  A maioria dos crentes é humilde e sem instrução  superior.

Satanás:   Como, então devemos pará-los?  Se não conseguirmos pará-los pelos sofrimentos e  perseguições, temos que ser mais espertos!

Todos os demônios do conselho ficaram assentados pensando seriamente como os crentes poderiam ser derrotados. 

Finalmente Satanás se levantou e gritou:

Satanás:  Tenho uma idéia. Vamos fazer o seguinte: Vamos convencê-los que somente os líderes têm a capacidade de testemunhar. Vamos informá-los que os líderes são diferentes e mais ninguém é realmente equipado ou consagrado para fazer o que os líderes fazem.

Demônio 1:  Bem.  Digamos aos líderes que eles têm autoridade sobre a igreja; eles vão cair  nesta!  Digamos também aos líderes da igreja que os cargos tais como apóstolo, profetas, evangelistas, e professores são a responsabilidade do pastor. E daí o pastor terá tanto trabalho que ele estará correndo prá cá e prá lá, estará tão ocupado que a igreja não vai crescer.

Satanás:  Exatamente! O pastor não terá tempo para estudar a Palavra de Deus ou orar. E o  melhor é que ele não terá tempo para treinar e equipar os leigos. Logo os leigos  começarão a criticar o pastor quando a igreja não cresce.

Demônio 2:  Vamos dizer ao grupo de crentes que o pastor é pago para executar o ministério.  Desta maneiro os leigos esquecerão que são ministros também.

Satanás:  Claro! O pastor com tempo integral é certo porque ele é pago prá isso. Os leigos da igreja começam a pensar que o seu tempo no máximo é parcial. Vamos chamá-lo  servo de Deus e os demais começarão a aceitar a idéia.

Demônio 3: Vamos deixar o pastor pensar que ele vive no nível especial.

Satanás: Exatamente! Ele é consagrado, tem o nível superior de instrução, tem dons do Espírito -- boa idéia. Os demais vão acostumar com a idéia que eles são inferiores e o  serviço do leigo não presta.

Demônio 1:  Além disso, se os leigos pensarem que os missionários que vão às pessoas de  outros paises são supercrentes os leigos não desejarão nem pensar em ser missionários.

Satanás:  Demônios do Conselho: temos uma estratégia que funciona. Vai levar algum tempo para instalar a idéia na mente dos crentes, mas vale a pena começar logo. Nosso alvo de neutralizar a igreja será cumprido se deixamos os leigos amarrados e lutamos contra os  pastores e líderes que estão sobrecarragados.

Fonte: Texto trabalhado em estudos de Mestrado, disciplina Crescimento de Igreja, com Dr. Edward Farris 

 

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

 

Saiba como encontrar uma Igreja próxima de você, através do fone ou web: 

(65) 3627-4292  Convenção Batista Centro América

Voltar à página de folhetos e estudos 

Voltar à página inicial

 

Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 20/10/2005 - (66) 8401-3396