Servo de Deus pois a Causa de ser e o Meio de viver É CRISTO em Nós a Esperança da Glória! 

 

... &

 

 

INICIAL


Oração do idoso crente
e do jovem que almeja a longevidade, também.

Dependo de ti desde o ventre materno (Salmo 71.6)

 

 "SENHOR, em ti me refugio; que eu nunca seja envergonhado."   (...) "Pois tu és minha esperança, SENHOR Deus; tu és minha confiança desde a minha mocidade."    "Tenho me apoiado em ti desde que nasci; tu és aquele que me tirou do ventre materno. Eu sempre te louvarei." (Salmo 71.1-6 - Almeida Séc. 21)

 


   O doce Salmista de Israel, Davi, conta que desde que nasceu a sua confiança permaneceu em DEUS. Davi descreve como o cuidado especial de DEUS se revelou desde o ventre materno até a sua velhice.

    O salmo é introduzido com súplicas fervorosas, pedido de socorro, livramento e salvação de seus inimigos. Mas, fala da experiência e confiança na ajuda de Deus. O desfecho do salmo é feito com louvores fervorosos.

    Provavelmente escrito em sua velhice, ao enfrentar problemas graves, como a rebelião de Absalão, seu filho (2Samuel 15 a 19) ou em outra época difícil como na rebelião provocada por Sheba (2Samuel 20). Davi não quis despertar uma representação exagerada do seu caso, mas sim, encorajar o povo de DEUS, e especialmente aos que alcançaram uma idade avançada, a enfrentar suas aflições sempre confiando em DEUS. No Salmo 68, Davi já escrevera que DEUS é Juiz (defensor) das viúvas na Sua Santa Morada, nada escapa, as maldades feitas às pessoas idosas, todas os atos injustos são vistos pelo SENHOR e Ele age! (Salmo 68.5).

    O Salmo é adequado também aos discípulos de JESUS, que alcançaram a honra da velhice e aos jovens que almejam viver o suficiente até envelhecer, também. DEUS não rejeita seus servos, mesmo quando se acham cansados e em tempos de fraqueza, Ele ainda os abençoa.

   Davi relata que ao alcançar o discernimento da razão, ainda em sua precoce juventude, usou o entendimento e a capacidade de perceber, para apreender que o SENHOR estava cuidando de sua vida, e enumerou uma grande lista das muitas razões a confiar e acreditar que o SENHOR havia cuidado, protegido e sustentado sua vida, sem nunca o abandonar, desde o ventre, nascimento, infância e até a velhice (6-9). Davi percebeu que nunca (antes) a sua esperança foi mais centrada do que nesta época, e da mesma forma, suas alegrias e ações de graças foram elevadas, como nunca antes. (vv 15, 19, 22-24).

    E assim, com certeza Ele não o abandonaria agora que estava velho, e dependia ainda mais de DEUS, da Sua bondade, do Seu cuidado gracioso. Portanto com a sua experiência, Davi encoraja a todos a colocar sua confiança em DEUS (vv 1, 3, 5, 7).

   Davi nos ensina a colocar em DEUS toda nossa esperança; a dedicar constante e honrosamente a nossa devoção ao nosso Pai amoroso, pois é Ele que cuida de nós, e nos ajuda desde o nascimento. Não devemos perder tempo e fazer todo e qualquer serviço com toda nossa capacidade, pois recebemos a misericórdia de DEUS todos os dias. Assim como DEUS não permitiu que morrêssemos no útero, e nos deu uma família, nos colocou nos braços de sua graça, devemos dar ao SENHOR nossos louvores, e dedicar a Ele continuamente todo nosso interesse; bendizer seu Santo nome com os nossos corações animados e encorajados, dedicar a ele em todos as ocasiões e através da nossa devoção, serviço e testemunho (v. 7); falando de sua justiça e salvação (v. 15), para a honra do SENHOR todo o dia (v. 8).

 "SENHOR, em ti me refugio; que eu nunca seja envergonhado."    "Livra-me pela tua justiça e resgata-me; inclina os ouvidos para mim e salva-me."     "Sê tu a rocha de refúgio para onde eu sempre possa ir; ordena que eu seja salvo, pois tu és minha rocha e minha fortaleza."    Meu Deus, livra-me da mão do ímpio, do poder do homem injusto e cruel. "Pois tu és minha esperança, SENHOR Deus; tu és minha confiança desde a minha mocidade."    "Tenho me apoiado em ti desde que nasci; tu és aquele que me tirou do ventre materno. Eu sempre te louvarei." (Salmo 71.1-6 - Almeida Séc. 21)

 

 

Fontes:

Bíblia - Almeida Corrigida Fiel - Salmo 71

Bíblia - King James Atualizada - Salmo 71

Bíblia - Almeida Século 21 - Bíblia Almeida 21

Adam Clarke Commentary Psalms 71

Matthew Henry's Complete Commentary on the Bible Psalms 71

Spurgeon's Verse Expositions of the Bible Psalms 71

 

               A Nosso Deus Todo Poderoso - El Shaddai   –   louvemos!     porque é para Ele que vivemos e existimos,      glória pois a Ele eternamente! Amém. Andai nEle  (I_João_2.6)

 

<> <>< <> <>< ><> <> ><> <>

 

INICIAL

 

Quem sou

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

Click aqui para ir ao memorial da Wilma - "o que ele fez por mim."

Click aqui para ir ao memorial dos filhos - " o que ele fez por mim." 

  

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio VPC 

Produtos Naturais

 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
A glória e o louvor a Nosso Deus Todo Poderoso - El Shaddai
– porque é para Ele que vivemos e existimos, glória pois a Ele eternamente! Amém.
 

Andai nEle  (I_João_2.6)

 

Voltar à Página inicial

 

Glória a Deus, sempre e eternamente !

   
A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio!
(Gálatas 5.22-23).
Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 
Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

 

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  Saiba como encontrar uma Igreja próxima de você, através dos telefones/site, abaixo:

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 28.maio.2019  (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com