Memorial &

 

    Servo de Deus pois a Causa de ser e o Meio de viver É CRISTO em Nós a Esperança da Glória!


Glória a Deus, sempre e eternamente !!!

    "Venham ouvir, todos os que temem o Senhor, e 

vos contarei o que ele fez por mim." 

Salmo 66.16 - IBS - O Livro

 

 

 

INICIAL


Natal está no "Ar"



Em 03 de novembro, portanto há poucos dias publiquei esta foto, e pelo número de "likes" em poucas horas, percebi que as pessoas gostam muito do Natal. 


O Natal está no ar – JESUS a estrela da manhã

JESUS a estrela da manhã, é o Cristo da teologia.

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. (Apocalipse 22:16)

 “Eu Jesus” (Εγω Ιησους - Egō Iēsous), em Seu último e mais solene testemunho na Revelação. É o Jesus da história falando para as igrejas (επι ταις εκκλησιαις - epi tais ekklēsiais), para todas as igrejas, do mundo naquela época e agora, “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (Atos dos apóstolos 17:28). “Eu sou a” (Egγω ειμι η - Egō eimi hē); "estrela da manhã”  (πωσπορος - phōsphoros) - é o Cristo da teologia: o cumprimento da promessa, e bem fazemos em celebrar e nos alegrar, porque veio para “como a uma luz” (2 Pedro 1:19), “a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem” (João 1:9), veio para alumiar (iluminar) a todos nós que vivíamos em lugar escuro (região da sobra da morte – no pecado), e agora como “a estrela da alva” nasceu em nossos corações.

Por que celebrar? Ou Não?

  Semelhantemente aos Magos (Sábios) do Oriente, podemos e devemos celebrar o Natal, é o que entendo, “...tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, ... uns magos... porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. (Mt 2:1,2).

   Também em nossa alegria, motivo de regozijo e salvação, celebramos (festivamente), como foi mandamento a celebração da páscoa e outras festas da Lei (ordenadas a Moisés) “Fala aos filhos de Israel ...serão santas convocações; estas são as minhas solenidades” (Levítico 23: 2), convocações em memorial ao toque de trombetas (Levítico 23: 23-25).

   Mas, a nós cristãos, é especialmente motivo de celebração a fé e a alegria espiritual que nós os crentes temos, através da paz e reconciliação, feita pelo grande sacrifício de Cristo, um memorial perante nosso Deus; lembrando das promessas que fez e das bênçãos que concedeu como aliança de Deus para o seu povo.

Natal é o primeiro cumprimento da promessa do Evangelho da Salvação. DEUS se agrada de nossos exercícios espirituais, quando, o trabalho santo é realizado com santa alegria.

Por que celebrar? Ou Não?

Muitos crentes, até bem-intencionados acreditam que não, não devemos celebrar o natal. Em "Mitos, Mensageiros e o Mistério do Natal” – Dr. Stephen Davey, lembra que esse posicionamento se deu por causa da origem pagã, das celebrações de Natal.

Por exemplo: Porque os romanos usavam em seus templos e altares plantas e velas. Mas, por outro lado, Martinho Lutero que é conhecido como o pai da Reforma, teria sido o primeiro a usar luzes na árvore de Natal, para dar um sentido redentor e indicar o nascimento da Luz do mundo.

O argumento não é se celebramos o Natal ou não, mas como é que nós celebramos e por que nós celebramos!

Lutero usou algo que comum no meio pagão, e deu-lhe um propósito redentor. 

   Caso concordemos com os puritanos neste argumento de que não podemos usar algo de origem Pagã, teríamos que abandonar muitas coisas que "História da Civilização" menciona:

- nem mencionar o Ano Novo, ou Janeiro, (o mês) nome do deus romano que tinha duas faces (- uma olhando para o futuro, o ano novo, e outra olhando para o passado - o ano que passou);

- eliminar a figura do peixe que era símbolo da Igreja primitiva, mas que antes era um símbolo associado a vários deuses pagãos: na China, a deusa Kwian-yin na figura de um peixe; no Egito, a deusa Ísis, era o grande peixe do abismo;

- nem mencionar o nome 'Sexta-feira' (viernes, em espanhol) a transliteração do nome da deusa "Vênus." Etc.

   Mas, os cristãos primitivos utilizaram o símbolo do peixe para marcar os seus locais de reunião - em tempos de clandestinidade, era também, um anagrama (um “jogo” de letras, arranjadas para formar diversas outras palavras) que proclamava sua fé! O código era peixe “Ichthus” (em grego antigo ἰχθύς) a “senha” para conhecer um outro (possível) cristão genuíno (não clandestino). O Cristão desenhava no chão uma curva (meia lua), e se o outro desenhasse a outra curva completando a figura de um peixe, seria muito provável, de que se tratasse de um seguidor de Jesus, e que sabia o “código secreto” cristão.  

As letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em forma de um anagrama, em maiúsculo (ΙΧΘΥΣ), significam “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ - Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr).

Assim foi que o peixe se tornou em o principal símbolo cristão.

Os cristãos primitivos nos deixaram o ensino de que podemos emprestar esse símbolo do peixe (e outros por extensão) dando outro significado, um significado redentor.

Podemos fazer do natal (um dia ou uma época) especial, e extrair o máximo proveito para a glória de Deus. 

Enfeitar uma árvore de Natal, fazendo-a refletir a mensagem de Natal. - No lugar de “Papai Noel” a Estrela da Manhã que representa JESUS o Salvador que ilumina com a verdadeira luz!

O mais importante é distinguir e dar sentido do porquê comemorar!

Semelhantemente aos Magos (Sábios) do Oriente, vamos celebrar o Natal “...tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, ... porque vimos a sua estrela ... viemos a adorá-lo. (Mt 2:1,2).

O Natal está no ar – JESUS a estrela da manhã nasceu em nosso coração, vamos frutificar e refletir o máximo para a glória de Deus.

 

 

Bibliografia:

Bible Commentaries. Greek Testament Critical Exegetical Commentary Revelation 22

Bible Commentaries. Robertson's Word Pictures in the New Testament. Revelation 22

Bible Commentaries. John Gill's Exposition of the Whole Bible. Numbers 10

Bible Commentaries. Matthew Henry's Complete Commentary on the Bible. Numbers 10

Mitos, Mensageiros e o Mistério do Natal. Stephen Davey. A Chegada de um Rei, disponível em http://www.bbnradio.org/wcm4/portuguesebbnmedia/Recursos/Livros/MensagemdeNatal/tabid/3589/Default.aspx acesso em 21.dez.2013.

Símbolo secreto cristão: por que o peixe? Aleteia Brasil. Disponível em https://pt.aleteia.org/2017/03/27/simbolo-secreto-cristao-por-que-o-peixe/ Acesso em 18.11.2019

 

               A Nosso Deus Todo Poderoso - El Shaddai   –   louvemos!     porque é para Ele que vivemos e existimos,      glória pois a Ele eternamente! Amém. Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

<> <>< <> <>< ><> <> ><> <>

 

INICIAL

  1) NOVIDADES ou Destaques 

2) FAMÍLIA

Livros que edificam:  Amazon.com.br (clique no título para ver mais): 

Companheiros de Jugo - Ato Conjugal - Ato Conjugal depois dos 40  

- Espiritualidade em Família - Cuidando do Casamento - As 5 Linguagens do Amor

 

  A VIDA CRISTÃ NO LAR     -    CASEI-ME COM VOCÊ    -     FILHOS PRECISAM DE PAIS


 - Veja outros Títulos sobre Família

Quem sou

 Meios de contato

Nosso Memorial 

 Click aqui para ir ao memorial da Wilma - "o que ele fez por mim."

Click aqui para ir ao memorial dos filhos - " o que ele fez por mim."   

  - Igreja  Batista -    Batistas Bakairi      Batistas.com 

 Rádio BBN     Links Interessantes

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

Diversos

Tirinhas&Slides 

               A Nosso Deus Todo Poderoso - El Shaddai   –   louvemos!     porque é para Ele que vivemos e existimos,      glória pois a Ele eternamente! Amém. Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 



 

Andai nEle  (I_João_2.6)

 

<> <>< <> <>< ><> <> ><> <>


  Link's (talvez) interesse...

...::: <>< Quem são os Batistas :::...

ibja - Congregação Batista Aldeia Paikum - Uma Aldeia inteira crente em Jesus !

Cuidado emocional mútuo.

Testemunho do Dr. Greg Lehman #Frustração #Bíblia #JesusÉoCaminho

Avaliação do Crente Espiritual

Dependência ou Morte

Conselhos de um Psiquiatra para quem deseja ser pastor ou líder cristão 

Princípios Básicos no Casamento


Conhecendo e reconhecendo o cristão genuíno

4 Distinções entre os Batistas e os Pentecostais

A COMUNICAÇÃO: MODOS E NÍVEIS.

 

><>  A Bíblia Revela Que Você...

 

Razões porque não comunicamos.

12 REGRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM FILHO UM  DELINQÜENTE 


Outros - artigos_e_pesquisas.htm

 

 

 1. Textos apropriados Para Assistência a Enfermos

2. Textos apropriados Para os Que sofrem Dores 

3. Textos apropriados Para os Que Estão com Ansiedades e Temores 

4. Textos apropriados Para os Que Perdem Entes Queridos
 

Outros artigos que podem interessar !

 

 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

<><

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 18.nov.2019 (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com