MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

Festas juninas, festa dos ídolos (1João 5:21) &

 

Festas juninas, festas dos ídolos - 

 

Festas Juninas (Mês 06 - Junho): 

Santo Antônio dia 13, 
São João dia 24 e 
São Pedro dia 28 de Junho 

(Todos os anos acontece a mesma coisa... argumentos tentando seduzir os filhos dos salvos a aderirem as FESTAS JUNINAS... e outras associações. Às vezes até líderes de igrejas incentivam e dizem que é proibido proibir.)

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (I João 5.21)

- Mesmo que um Anjo lhe diga, que não é uma festa religiosa, duvide, questione.

- Mesmo que lhe digam que é apenas cultura, não se associe, não se envergonhe de ser INCONFORMADO com este mundo.

- Mesmo que lhe digam que os TEMPOS são outros, não se intimide, continue CRENDO que o discípulo de CRISTO não anda conforme a multidão, que não precisa fazer as mesmas coisas para atrair os INCRÉDULOS -- Quem atrai é o Santo EVANGELHO: Ele disse "a todos atrairei a mim" (João 12:32) e isto através da CRUZ! O SENHOR Jesus NÃO SUBIU NO PALCO, ELE FOI LEVANTADO NA CRUZ!

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (I João 5.21)

Dos ídolos. TODO SUBSTITUTO de Deus É UM ÍDOLO. João provavelmente refere-se aos erros doutrinários, morais e éticos que, na prática, são idolatria (cf 1 Co 10.14). (B Shedd, p. 1751, grifo nosso)

“NÃO VOS torneis, pois, IDÓLATRAS, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para DANÇAR.” (1Coríntios 10.7, grifo nosso)

É exatamente isto que o POVO ainda busca: comer, beber e dançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ÚNICA FESTA citada no NOVO TESTAMENTO em associação com o POVO DE DEUS, foi a festa em que HERÓDES promoveu a DECAPITAÇÃO de um verdadeiro SANTO: O Profeta João BATISTA. 

Os coríntios, eram assim, eles raciocinavam (como os israelitas Conforme Êx 32.4-6,19.) que a participação em banquetes pagãos não era idolatria. (B Shedd, p. 1618) Contudo ERA VERDADEIRA IDOLATRIA.

 

Neste tempo de TANTO ANALFABETISMO BÍBLICO -- é só ver como poucos estão LENDO as Escrituras Sagradas, e cada vez mais DEPENDENDO (se tornando reféns) dos pregadores para sua orientação espiritual, -- é preocupante o crescimento do SECULARISMO e do RELATIVISMO no seio das igrejas, QUE ANTES eram verdadeiros FARÓIS orientadores aos navegantes que buscavam o PORTO SEGURO!


 

 

 

 

 

 

 

O apóstolo Paulo se empenhou MUITO para ENSINAR aos Coríntios (as igrejas contemporâneas TAMBÉM devem aprender ISTO):

1 Coríntios 10
1 “Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar;”
2 “e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés,”
3 “e todos comeram do mesmo alimento espiritual;”
4 “e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.”
5 “Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.” 
6 “Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.”
12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”
13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
14 “Portanto, meus amados, FUGI DA IDOLATRIA.”
19 “Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa?” 20 “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.” 21 “Não podeis beber do cálice do Senhor e DO CÁLICE DOS DEMÔNIOS; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.”
22 “Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?”
23 “Todas as coisas são lícitas, mas NEM TODAS AS COISAS CONVÊM; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS.”
32 “Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;” 33 “assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não BUSCANDO o meu próprio PROVEITO, mas o DE MUITOS, para que sejam salvos.” (O grifo é nosso)

Que o SENHOR Jesus nos AJUDE com um DESPERTAMENTO genuíno, vindo do ALTO, começando com choro ao pecado, confissão dos pecados, e conduzindo a UMA VIDA SANTIFICADA.


Rondonópolis-MT, 14 de junho de 2012
Pr. Walter M Carvalho


><> 

LEIA TAMBÉM, ESTE INTERESSANTE ARTIGO!


A IGREJA DE CRISTO E OS PERIGOS DA FESTA JUNINA

 

            Estamos no mês de Junho em que ocorre uma das festas mais conhecidas no Brasil, a “Festa Junina”, que se estende até julho com as festas juninas. Muitos dentro da Igreja pensam que não têm nenhum problema participar dessa festa, pois dizem:           

1.    É apenas uma festa caipira;

2.    É somente uma festa que relembra o folclore do Brasil;

3.    É uma festa que apenas lembra as coisas da roça e do interior onde as pessoas vão para se divertir “inocentemente, etc.

           Essas tem sido as suas desculpas também?

Quem assim pensa, vai e participa dessa festa, desconsidera os perigos que ela proporciona. PERIGOS? Você poderia perguntar! Quais? Antes de responder a esta pergunta e depois continuar a explicação na Escritura Sagrada, atentemos para algumas informações sobre essa festa que S.V. Milton, em seu livro: “Festas Populares e Suas Origens”(2003. p.123 a 127), apresenta: 

“As Festas Juninas vieram da Europa trazidas pelos portugueses, que cultuavam São João numa festa chamada ‘Joanina’ desde o século quarto. Aqui no Brasil recebe o nome de Junina... Apesar da beleza e do apelo folclórico de seus ingredientes, as Festas Juninas são comemorações religiosas estreitamente ligadas às festividades pagãs antigas e conservam até hoje algumas de suas características, muito distanciadas do genuíno cristianismo bíblico... Como todo culto religioso do paganismo, os antecessores das Festas Juninas eram também rituais à fertilidade, quando se buscavam favorecimento dos deuses para o crescimento da vegetação, fartura das colheitas e reprodução animal... As Festas juninas têm maior expressão nos dias 13,14 e 29 de junho, com os CULTOS a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo... Os cultos foram adaptados às personalidades de cada santo, conforme as personalidades dos deuses... A fogueira é o exemplo mais comum do uso da simbologia ocultista nas homenagens aos santos juninos. O fogo, presente nos rituais religiosos desde eras remotas, é sempre o símbolo da purificação, o elemento consumidor da impiedade dos homens e representação do instrumento perpetuador do juízo. O ato de comer, beber e dançar é uma herança dos cultos pagãos às divindades femininas com vistas à fertilidade, sempre impregnados de sensualidade e luxúria, apropriados aos sistemas cúlticos das civilizações antigas”.  (Grifos, negritos e destaques, são nossos).

 

Alguns pontos devem ser destacados e lembrados deste texto:

1) Que a Festa Junina é uma festa estritamente religiosa.

2) Que tudo que acontece nessa festa tem um significado sincretista e pagão.

3) Que é um rito/culto religioso oferecido a santos que por sua vez são identificados com deuses da antiguidade.

4) Que o simples ato de comer e beber é uma herança de cultos pagãos às divindades femininas.

 

Percebam que estes pontos por si só já desaconselham qualquer cristão/igreja evangélica fazer parte ou promover esse tipo de festa. Importa, porém, que se veja na Bíblia Sagrada algumas orientações, advertências e perigos que essas festas podem trazer para a vida espiritual de quem delas participa e consequentemente à Igreja de Cristo.

   

           Deus, nos Dez Mandamentos (Ex. 20:1-17), que os denomino de “Decretos do Amor”, apresenta as regras de amor que deverão normatizar e nortear em primeiro lugar a comunhão vertical entre ELE e seu povo, expressando-lhe culto e adoração exclusivos, cormo os quatro primeiros mandamentos registram. E, nos outros seis expõe, igualmente, normas de amor que deverão basilar o relacionamento horizontal e a comunhão entre aqueles que pertencem ao povo de Deus, como Jesus ensinou (Mt.22:36-40). 

Portanto, o participar de Festas Maínas/Juninas/Julhinas fere exatamente esses princípios bíblicos essenciais à vida cristã. É exatamente aqui que vemos algumas afrontas que os perigos da Festa Junina causam à Igreja de Cristo, que é a sua noiva

 Perigo – Afronta a Pessoa de Deus: Ele afirma no 1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim”, a Festa Junina é uma festa religiosa idólatra dedicada a santos e por inferência a deuses pagãos.

 Perigo – Afronta o Culto a Deus: O outro Mandamento adverte: “Não as adorarás, nem lhe darás culto, participar dessa festa significa cultuar santos e outros deuses que neles se fazem representar (At.15:29).

 Perigo – Afronta o Amor a Deus: O texto sagrado (v.6) registra: “e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”; percebam que a manifestação da misericórdia e do amor de e a Deus sobre a vida de seu povo implica em cumprir os seus mandamentos, guardando-os (Sl.119.11).

 Perigo – Afronta o Nome de Deus: O terceiro mandamento ordena: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Tomar o nome do Senhor em vão significa participar, envolver, conformar e contaminar-se com as coisas deste mundo, com essas festas e o que elas oferecem (Is.1:12-16; Dn.1:8; Rm.12:2).

 Perigo – Afronta a família: O quinto mandamento que é o primeiro com promessa (Ef.6.1-4), é aviltado, pois o participar dessas festas implicará na quebra do mesmo e na retenção da benção que ele promete à família.

 Perigo – Afronta o Próximo: Os outros cinco mandamentos que se seguem referem-se ao relacionamento, vida e comunhão horizontal com o próximo. Quando a igreja envolve-se com essas festas corre o risco de descumprir um desses mandamentos (6º ao 10º), ou de todos eles, trazendo sérios prejuízos espirituais à membresia da igreja em geral e à cidade onde ela está inserida

           Mediante tais verdades que não se pode negar te aconselho que o mínimo a ser feito é EVITAR a participação nessas festas (cf. Is.1.1-20). Que além desses, podem causar outros perigos ainda mais nefastos, provocando a quebra de relacionamento com Deus, com o seu povo, a família e o próximo. É isto que você quer para a sua vida, família e à Igreja de Cristo? Paulo, em sua defesa disse: “O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura”(2Co.11.2 – NIV). Você tem esse mesmo desejo em seu coração como pastor, obreiro, líder ou membro da igreja de Cristo?

Rev. Gilson Moreira

Pastor da IP de Foz do Iguaçu

Acesso em: 23.jun.2014

 Fonte: 

De:  arcabatistabrasileira@googlegroups.com 
em nome de Barbosa Neto 3112 -
.
Enviada: quinta-feira, 12 de junho de 2014 21:43:03




Leia também, se interessar:
 <
><>  A Maioria pode estar errada...>

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

><>

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 14.jun.2012, atualizada em 23.jun.2014  (66-9691-1400) pr.waltermcarvalho@hotmail.com