MENU WMC

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural = Ekobé 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 

 Inicial

 Auto-biografia

 Meios de contato

 Natural Viva 

 Currículo - WMC

 Nosso Memorial

 Álbum de fotos

 Blog da família

 Blog da Cristiane

  - Igreja  Batista - 

 Batistas.OBBH

 Batistas Tradicion

 Batistas Bakairi
 Batistas.com 

 Rádio BBN 

 Rádio NAFTALINA 

 Rádio VPC

 
 
 Links Interessantes
Calendário

ESTUDOS

 Artigos e Pesquisas

 Folhetos e Estudos

 Estudos de Ética e Teologia

 

Diversos

Tirinhas&Slides 

 
 
 
 
 

 Andai nEle  (I_João_2.6)

 

 

 

As Crianças foram conduzidas a Cristo &



Jesus disse: “Deixai as crianças virem a mim”

Marcos 10.14

Marcos 10 (Mt 19.13-15; Lc 18.15-17)

13Alguns lhe traziam crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.

14Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, porque o reino de Deus é dos que são como elas.

15Em verdade vos digo que qualquer pessoa que não receber o reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele.

16E, pegando-as nos braços, abençoou-as, impondo-lhes as mãos.

(Almeida Séc. 21)

 

Marcos, autor deste Evangelho divinamente inspirado (cuja autoria é atribuída a ele desde 2º século da era cristã); é o mesmo Marco cujo o Novo testamento registrou seu nome (um só homem tem este nome no NT), ele foi também chamado João (e de sobrenome Marcos) filho de uma certa Maria, cuja casa em Jerusalém (Atos 12.12) se reuniam os discípulos de Jesus. Local para onde Pedro foi ao ser libertado da prisão. João Marcos era sobrinho (ou primo) de Barnabé, e foi companheiro do apóstolo Paulo (Colossenses 4.10; Filemon 1.24; 2Timóteo 4.11). Participou da primeira viagem missionária (Atos 12.25; Atos 13.5) acompanhando Paulo e Barnabé.

O apóstolo Pedro também esteve perto de Marcos, o chamou de seu filho (1Pedro 5:13), provavelmente pelo relacionamento espiritual estreitado em casa de sua mãe em Jerusalém nos primeiros anos da era cristã.

Os estudiosos supõem que ele escreveu seu evangelho entre 55 e 70 d.C, com base nos sermões e comunicações de Pedro quando instruía os crentes em Roma porque ele usou diversas palavras em latim, usualmente explicava os termos judaicos, num estilo pungente e animado com poucas e raras referências a passagens do Antigo Testamento. A estrutura inspirada pelo Espírito Santo foi a ocupação profunda com o conteúdo essencialmente bíblico.

O texto em foco do acolhimento e a bênção de JESUS às Crianças (Marcos 10.13-16) está imediatamente após a disputa que os fariseus provocaram acerca da lei do divórcio (Marcos 10: 1-12) quando JESUS afirmou a santidade da vida conjugal; e imediatamente antes da explicação como chegar ao Céu (Marcos 10:17-22) no diálogo com o Príncipe que lhe interrogou.

Aqui contemplamos o amor de nosso SENHOR Jesus para as Criancinhas, uma notável, gentil e terna disposição para encorajar e ajudar não somente as Crianças enquanto muito pequenas a buscar a bênção para sua alma, mas as pessoas que conscientes da sua fragilidade por enfermidades ou desamparo o buscam!

As crianças foram conduzidas a Cristo (v. 13) por seus pais, talvez alguns parentes próximos fizeram isso também, levando suas crianças, eles queriam que JESUS as tocasse (gr. απσηται - hapsētai) em sinal de sua bênção e submissão ao governo de sua alma. O texto não registrou que elas precisavam de cura corporal, nem de algum ensino ou instrução, eles “traziam-lhe” (gr. προσεπερον – prosepheron – tempo ativo imperfeito i.e. implicando em repetição) essas crianças (gr. παιδια - paidia Mark e Matthew) não só os filhos e crianças de várias idades para que Jesus orasse por elas e abençoasse sua alma.

Aparentemente do ponto de vista dos discípulos, era uma ação simples ou supersticiosa. Os Discípulos tentaram afastar aquelas pessoas com suas crianças de JESUS, porque interrompiam o Mestre em seus importantes ensinos e pregações.

Mas JESUS repreendeu os apóstolos por esse – desprezo pelas criancinhas, demonstrando que eles não conheciam a Sua Mente neste assunto; o que faziam desanimava aqueles pais humilhados na incessante busca por JESUS e sua bênção sobre suas crianças.

Muito descontente com essa atitude (movido por uma forte e profunda indignação - gr. ηγανακτησεν - ēganaktēsen v. 14), JESUS mostrou que tentar manter as crianças fora de seu alcance, impedir que JESUS abençoe as criancinhas - a geração em ascensão – os cordeirinhos de Cristo, é uma coisa muito má.

Muito pelo contrário, JESUS encorajou aquelas pessoas a trazerem suas crianças a Ele (“Deixai vir a mim as criancinhas” ... gr. τα παιδια v. 14).

Jesus animou aquelas pessoas em sua alegria ao trazer-lhes suas crianças! Impedir essa alegria é um crime.

Há líderes religiosos e pais que mantêm as crianças longe de JESUS, mas no dia do Juízo irão responder a DEUS por esse descuidado, por esse crime.

Aqueles pais estavam cuidando de suas crianças, mas nada do que eles faziam ou diziam, poderia alcançar a alma de suas crianças, eles queriam que a parte principal a alma delas, fosse alcançada com a bênção de Cristo; eles acreditavam que JESUS poderia alcançar os seus corações, eles sabiam que o melhor cuidado seria JESUS abençoando suas crianças, e assim, se a alma estivesse abençoada, tudo estaria bem com elas, por isso “traziam-lhe” as crianças para que as abençoasse.

Todos nós podemos também, crer e acessar a Graça de JESUS; agir com fé em suas palavras encorajadoras como neste texto em foco (Marcos 10:14-16 e em tantos outros onde prometeu abençoar a nós e a nossa semente, nossos filhos – derramando o Espírito Santo sobre a nossa descendência, cf Isaías 44.3 ) e apresentar nossas crianças a JESUS ,mesmo agora que está lá na Jerusalém celestial, porque de lá ele pode alcançar nossas crianças com suas bênçãos.

Crianças são bem-vindas ao trono da graça de JESUS para receber Sua bênção, e nada e ninguém deve impedi-las, porque Jesus disse que elas devem ser acolhidas e sustentadas em seu Aprisco.

E Jesus declarou que se em nós adultos, não haver o temperamento e a disposição que há não crianças, não poderemos receber o Reino de DEUS.

Precisamos receber o Reino de DEUS como criancinhas (gr. ως παιδιον - hōs paidion. v. 15), como é isso? Como é o temperamento de uma criança?

- A criança aprende a obedecer a seus pais de maneira confiante e simples, sem reclamar, é uma obediência amorosa e afetuosa que se mostra graciosa até com os enfermeiros e professores.

- Devemos ser curiosos como crianças, acreditar e aprender como as crianças, assim como se escreve numa página em branco, elas recebem o ensino, acreditam, (mesmo se o ensino não condiz com a verdade).

- As criancinhas dependem da sabedoria e do cuidado de seus pais, elas são carregadas nos braços, vão para onde as mandam e aceitam o que fornecem para elas, nós devemos ter a mente de Cristo para ensinar as crianças, elas estão sob o governo dos pais ou responsáveis, e ensinar a elas serem como o Menino Samuel que logo aprendeu a dizer: “Senhor, que queres que eu faça?” 

- Devemos receber o reino de Deus como a criança Samuel fez ao orar: “Fala, Senhor, porque teu servo ouve.”

Assim devemos receber o Reino de DEUS com humildade e total dependência de Jesus Cristo, quer no poder e justiça, quer na instrução e provisão. 

JESUS atendeu o desejo daqueles pais, ao orar pelas crianças, mas Ele fez mais, muito satisfeito, cumpriu a profecia acolhendo em seus braços aquelas crianças como demonstração de seu afetuoso cuidado e amor e assim lhes impondo as mãos abençoou, consagrando-as com as bênçãos espirituais de DEUS (v. 16, cf. Isaías 40.11).

Se nós agirmos da maneira correta, levaremos nossos filhinhos, nossas crianças até Cristo, Ele as acolherá com seu eterno manto de poder (cf. Ezequiel 16.8) e carregará não apenas em seus braços de poder e providência, mas em seu colo de misericórdia e graça, Ele as abençoará e eles serão felizes se receberem a bênção do Mediador e nEle permanecerem desde agora e para sempre (cf. salmo 131).

 

Obras consultadas

Bíblia (ACF)

Bíblia (Almeida séc. 21)

Bíblia (RA)

Bible Commentaries

Matthew Henry's Complete Commentary on the Bible

Robertson's Word Pictures in the New Testament

Greek Testament Critical Exegetical Commentary

 

  Link's que possa interessar...

...::: <>< Quem são os Batistas :::...

ibja - Congregação Batista Aldeia Paikum - Uma Aldeia inteira crente em Jesus !

Cuidado emocional mútuo.

Testemunho do Dr. Greg Lehman #Frustração #Bíblia #JesusÉoCaminho

Avaliação do Crente Espiritual

Dependência ou Morte

Conselhos de um Psiquiatra para quem deseja ser pastor ou líder cristão 

Princípios Básicos no Casamento


Conhecendo e reconhecendo o cristão genuíno

4 Distinções entre os Batistas e os Pentecostais

A COMUNICAÇÃO: MODOS E NÍVEIS.

 

><>  A Bíblia Revela Que Você...

 

Razões porque não comunicamos.

12 REGRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM FILHO UM  DELINQÜENTE 


Outros - artigos_e_pesquisas.htm

 

 

 1. Textos apropriados Para Assistência a Enfermos

 

2. Textos apropriados Para os Que sofrem Dores

 

3. Textos apropriados Para os Que Estão com Ansiedades e Temores

  

4. Textos apropriados Para os Que Perdem Entes Queridos

 

 

Outros artigos que podem interessar !

 

 
 
 

Voltar à Página inicial

 

  Novas... Boas Novas...
 

J    

A vida é bendita quando é dirigida pelo  Espírito Santo, com amor, alegria e paz, paciência, afetividade e bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio! (Gálatas 5.22-23).

Quem ou o que está dirigindo o seu ser (viver)? 

Creia, experimente o Senhor Jesus como Único, Suficiente e Eterno Salvador!   

<><

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA TODO SER.

QUE PODERIA SER MELHOR QUE ISSO?

  

  O melhor em ser crente é pertencer e permanecer unido ao SENHOR Jesus Cristo! (cf. João 15)

                      Responsável: WMC, criada em 16.out.2018 (66-99691-1400) pr.waltermcarvalho@outlook.com