UNIDADE I – INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO  

 

& Introdução - Conceito e Classificação de Teologia

 

 

 “A palavra teologia vem do grego Theós (Deus) e Lógos (linguagem que encerra idéia, palavra). Assim, teologia vem a ser idéia de Deus ou idéia a respeito de Deus... no sentido da linguagem elaborada, de um sistema de conhecimentos resultantes de estudo.”

A teologia alcança ao mesmo tempo o divino e o humano, o espiritual e o social, o eterno e o temporal:

 “A teologia preocupa-se em estudar Deus ...

 

“A Teologia do Novo Testamento é o estudo que enfatiza e soletra o conteúdo do Novo Testamento do ponto de vista teológico. ...a teologia neo-testamentária tem de pressupor o trabalho do exegeta para proporcionar os detalhes de interpretação de um texto.     A Teologia Bíblica difere, também, da Teologia Sistemática.  Esta trata mais sistematicamente e compreensivamente de doutrinas como Deus, homem, pecado e salvação.  A Teologia Sistemática está interessada em relatar os materiais tanto bíblicos quanto perspectivas históricas para o tempo moderno.   A Teologia Bíblica defere da Teologia Histórica e da História Eclesiástica sendo um prólogo ou primeiro capítulo para estas.   A Teologia Bíblica deve proporcionar as normas pelas quais as outras podem ser avaliadas.” (Dr. Broadus Hale)

 

CLASSIFICAÇÃO DA TEOLOGIA

 

1.   Teologia naturalista ou teodicéia (melhor termo)

É a busca pelo conhecimento divino utilizando-se do meio de observação humana da natureza e da racionalização humana.

2.  Teologia Sistemática

É a organização dos fatos teológicos, na forma de um sistema racional; tendo como fontes: a revelação e a filosofia e várias outras ciências como a antropologia e a etnografia.

 

3.  Teologia Bíblica (Teologia Exegética ou Positiva)

Tendo como fonte exclusiva as Escrituras.  Estabelece os fatos teológicos, tendo como pontos de vista a Revelação, historicidade e experiências.

 

4.   Teologia Bíblica do Novo Testamento

     Objetivo específico é o de conhecer Deus através da pessoa de Jesus como a imagem de    

          Deus invisível (Col. 1.15). 

    Visa também conhecer as experiências dos cristãos sob a influência dinâmica do Espírito Santo, e interpretar suas novas atitudes, em função da nova vida (regenerada) que alcançaram.

    Basicamente, é a busca por conhecer as Escrituras do Novo Testamento de maneira especializada, tendo-a como a única fonte confiável, infalível e última na formação do corpo de doutrinas cristãs,  que conduz à prática e propicia respostas às inquirições humanas.

 

 

FATORES FORMATIVOS DA TEOLOGIA (Autêntica)

 

FATOR Nº 1  Jesus Cristo é uma pessoa Real, Histórica e Divina.

 

FATOR Nº 2  Aceitação e Credibilidade das Escrituras Sagradas (Neo-Testamentárias)

 

FATOR  Nº 3  Reconhecer e Aceitar a Real Atuação do Espírito Santo na Vida dos Cristãos.

 

FATOR Nº 4  Entender e Explicar as Experiências Espirituais dos Cristãos Referidos nas Escrituras do Novo Testamento Sujeitos à Operação do Espírito Santo.

 

VALOR E NECESSIDADE DA TEOLOGIA

        Reconhecemos, também, que há teologias que em nada contribuem ao fortalecimento da fé, não exercem motivação ou estimulo paro o  crente viver e agir conforme a vontade de Deus.   Isto acontece porque tais teologias exercem um caráter puramente especulativo, filosófico e inclinações confusas e indutoras de disputas infrutíferas.

        A Teologia desenvolvida sem as aberrações dos que a desprezam, ou dos que a supervalorizam, é fiel à natureza e finalidade do Evangelho, e representa um grande e necessário valor para a vida dos filhos de Deus.

A Teologia é necessária em virtude da necessidade de conhecimento da natureza intelectual do ser humano.

        A Ausência da teologia verdadeira —  falta de compreensão adequada das coisas de Deus — possibilita duas distorções: a superstição e o fanatismo:

         

A Teologia É Necessária em Virtude da Relação que Existe entre a Verdade Sistematizada e o Desenvolvimento do Caráter Cristão.

 

A Teologia É Necessária porque Ajuda os Pregadores a Definir e Expor as Doutrinas do Cristianismo.  

 

A Teologia É Necessária como Meio de Defesa da Religião que se Professa.

 

A Teologia É Necessária à Propagação do evangelho e à solidificação de seus resultados. 

 

TEOLOGIA  E  RELIGIÃO

Teologia e Religião são realidades distintas, independentes mas coexistentes.

            Religião é a realidade espiritual vivida pelo adorador.

            Teologia é o processo de conhecimento que analisa, interpreta, compreende, sistematiza e expõe por meio de interpretações a compreensão aos homens.

Religião é vocábulo que vem do latim:

(a)    Religare = “voltar a unir”

(b)   Religere = “tomar de novo um caminho”  /  De onde vem o termo Religio(religião) = “exato cumprimento do dever(para com os deuses)”

 

TEOLOGIA   E  CIÊNCIA

        A Ciência trata do conhecimento e controle dos fenômenos, por meio de análise, experiência e leis que  regulam e que manipulam os controles do conhecimento e os dirija aos fins práticos da vida humana.

        A Teologia trata da fé, é um terreno espiritual, subordinada à revelação divina e que diferentemente da ciência, não pode ser experimental (analisada em laboratório).

 

4. História da TBNT 


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UNIDADE II – TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO

 

1. O SURGIMENTO DA TEOLOGIA NEOTESTAMENTÁRIA EM TORNO DA PESSOA E DO ENSINO DE JESUS.

    Jesus Cristo, como pessoa histórica e divina É O FUNDAMENTO DA VERDADEIRA TEOLOGIA

    Jesus é o Padrão de aferição. (Efésios 2.21 a pedra angular do Edifício)

    Jesus é a convergência da interpretação das Escrituras. (primitiva, medieval, reformada, contemporânea):

    O Surgimento da Teologia em torno da Pessoa e do Ensino de Jesus.

            No princípio, tudo acerca de Jesus — os fatos e os ensinos — eram transmitidos oralmente. (Jesus escreveu uma única vez!)

 

Causas que Provocaram a Origem da Formação Teológica: Cartas de instrução dos líderes cristãos para o doutrinamento dos novos crentes.

 

1.  O Rápido Crescimento do Número de Crentes. 

-   Dificuldades para instruir oralmente. 

-   Conflitos de natureza múltipla: (heterogeneidade: judeus X prosélitos (gentios)  Atos 6.

 

2.  Dispersão dos Crentes.

-    Os primeiros 25 anos da história cristã, com perseguições, impulsionou a igreja na implantação do Evangelho pela Ásia e pela Europa, culminando no surgimento de muitas igrejas e instrução escrita a qual era lida perante a Congregação, copiada e enviada a outras igrejas.

 

3.   Surgimento de problemas de natureza comportamental.                     

          - Embates acerca dos costumes pagãos entre os convertidos, a moral do cristianismo.    Os Escritos surgiram para orientar objetivamente, fundamentados no ensino de Jesus como os cristãos deveriam se portar entre os irmãos o corpo de Cristo e entre os de fora, com um viver digno, segundo a vontade e o padrão de Cristo.

Ex.: Indisciplina nos cultos, a imoralidade sexual, o faccionismo entorno de nomes de pregadores, a crença nos dons espirituais e a falta de discernimento do sentido da Ceia do Senhor.

 

4.   Choque das esperanças cristãs com a hostilidade e crueldade do mundo que tinham de enfrentar.

-  Como entender à violência até o martírio, diante das promessas de Jesus.  Escrever para consolar os cristãos assoados pela perseguição e a perseverar na fé até o fim.

 

5.   Choque entre a mentalidade judaica e a gentílica no encontro de cristãos judeus e cristãos gentios.

-   Entrava-se em choque de ponto de vista (sistema) religioso originário (Atos 15)

-   Ex.: A ressurreição dos mortos,  a volta de Jesus,  a justificação pela fé sem as obras da lei, etc

 

 6.  Infiltração de heresias nas fileiras cristãs.

-    Fábulas criadas pela mente humana, movida por fanatismo e superstição, infiltraram-se entre os cristãos e ameaçava a fé,  ou no mínimo, confundia os crentes.

-  Ex.: O legalismo.  O nicolaitismo.   O gnosticismo, combatido no Ev. de João para provar que Jesus não era uma simples emanação de Deus, ou mera aparição incorpórea, mas sim a encarnação do Verbo.

 

OS ESCRITOS QUE HOJE FORMAM O NOVO TESTAMENTO.

             A formação do Novo Testamento, não originou com os Evangelhos, outros escritos surgiram primeiro, foram as cartas.   “Paulo por exemplo desenvolveu sua teologia a partir da pessoa, obras e

ensinos de Jesus, e buscou alicerçar sua autoridade nessas realidades.  Quando Paulo disse aos Coríntios —‘Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei’ (1 Co 11.23) — ele estava revestido de autoridade em seu ensino por baseá-lo naquilo que havia recebido do próprio Senhor Jesus.   Em outras palavras, Paulo não quis construir um edifício por si mesmo, de sua própria sabedoria e invenção, mas ensinou o que aprendera de Jesus Cristo.” (Lima, p. 59)  

Ver também Gálatas 1.11,12;  2 Co 13.3; ver também o testemunho de Pedro em 2 Pedro 1.13-16.

 

            Os Escritos do Novo Testamento são autênticos e revestidos de autoridade, pois em última análise, fluiram da pessoa, obras e ensino de Cristo Jesus. 

 

            Qualquer teologia que colida com a pessoa de Jesus em sua historicidade e divindade — caráter milagroso de sua obra — é falsa e perniciosa ao Reino de Deus.

 

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Elaborada por Walter Meleschco Carvalho, e atualizada em 29/09/2005